Foi promulgado na manhã de hoje, pelo presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, deputado Valdeci Oliveira (PT), o Projeto de Classificação do Tabaco na casa do produtor. Geralmente este ato fica a cargo do governador do Estado, mas Eduardo leite disse que não vetaria o projeto em respeito ao trabalho das Comissões e a ampla discussão que a matéria teve desde 2015 tramitando no Legislativo gaúcho. No entanto, sem uma posição do Piratini, ficou a cargo do presidente da Assembleia a promulgação da Lei.
Em entrevista ao Programa Enfoque na manhã de hoje, o parlamentar disse se sentir muito feliz em poder oportunizar aos produtores de tabaco esse direito, o que significa mais tranquilidade e evita gastos desnecessários na hora da comercialização do fumo. O projeto é de autoria do deputado Zé Nunes (PT), e ganhou força no ano passado com a presença de lideranças políticas e entidades da região.
Na ocasião, o projeto estava baixado nas comissões e passava por uma espécie de “rodízio” entre os deputados. Pressionados por entidades e lideranças políticas dos municípios produtores de tabaco, a matéria foi à votação em plenário e foi aprovada. De acordo com o deputado Valdeci, na prática, os fumicultores podem se sentir mais seguros em relação à venda do produto, uma vez que as indústrias terão de ir até seus galpões para classificar o fumo. Esta era uma reivindicação antiga de muitos produtores.
Outra luta que deve ser levada para discussão dos parlamentares é a quantidade de classes, que atualmente passa de 35. Segundo fumicultores ouvidos pela reportagem das rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, este seria outro avanço para beneficiar e melhorar as condições de trabalho de quem luta de sol a sol e com muitas incertezas sobre a produção de fumo.
fonte:Rádio Sobradinho