Tempo de leitura: 1 minuto

Começa oficialmente, nesta segunda (27), a primeira fase da vacinação contra a covid-19 com aplicação da dose bivalente. O público prioritário é formado por pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, idosos com 70 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

O imunizante bivalente é uma versão atualizada da vacina monovalente, que vem sendo usada desde 2021. Ele foi elaborado para combater a variante original do coronavírus e a Ômicron, que é a de maior circulação atualmente. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. Além disso, a última aplicação deve ter sido realizada há, pelo menos, quatro meses.

O público estimado nessa primeira etapa é de 1,2 milhão de pessoas e o atendimento será feito de forma escalonada nos municípios, conforme a disponibilidade de doses. Se forem incluídas as pessoas que ainda não atendem os critérios, dados da Secretaria da Saúde mostram a seguinte distribuição: 1.019.941 pessoas com 70 anos ou mais; 103.559 imunocomprometidos (a partir de 12 anos); 50.801 residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência (a partir de 12 anos); e 44.087 integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Além dos pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e dos indivíduos com neoplasias hematológicas, são consideradas como imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão as pessoas que:

  • Possuem o vírus da imundeficiência adquirida (HIV);
  • Com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e com uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
  • Utilizam  imunossupressores ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
  • Com problemas inatos de imunidade, ou seja, com imunodeficiências primárias;
  • Com doença renal crônica em hemodiálise;

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

fonte: Gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Receita anuncia regras do Imposto de Renda deste ano

Artigo anterior

ENCANTADO | Homem é preso após furtar restaurante no centro do município

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.