A primeira reunião do Conselho Fiscal da Famurs foi realizada nesta terça-feira (21/10), na sede da Federação, em Porto Alegre. Com a presença da presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, da presidente do Conselho Fiscal da entidade e prefeita de Estrela, Carine Schwingel, do membro do conselho e prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, do coordenador-geral da Famurs, Adriano Marangon, do superintendente Administrativo e Financeiro, Antonio Ferreira, da contadora Morgana de Almeida e da diretora de Projetos de Estrela, Elaine Gorgen, o objetivo do encontro foi apresentar as atribuições do conselho e a importância da atuação dele para o trabalho da gestão.
Ao abrir os trabalhos, a presidente Adriane destacou que a atuação do conselho é imprescindível para auxiliar a gestão no controle dos gastos e na definição das prioridades dos municípios.
“Estamos sempre abertos a sugestões e a ouvir o que o conselho pode contribuir. Afinal, ele é formado por prefeitos e prefeitas que, assim como eu, conhecem a realidade dos municípios gaúchos”, afirmou.
O superintendente Administrativo e Financeiro da Famurs, Antonio Ferreira, explicou que o conselho é responsável pela aprovação do balanço anual da gestão e participa do processo de transição a cada troca de presidência. Ao apresentar o diagnóstico financeiro da entidade, Ferreira ressaltou que a austeridade nos gastos tem sido buscada desde o início do trabalho.
Após a apresentação dos dados, a presidente do Conselho Fiscal, Carine Schwingel, e o membro do conselho, Gilberto Menin, apresentaram sugestões de encaminhamentos à atual gestão. Entre elas, estão o direcionamento de recursos da Famurs — seja por meio direto ou via cursos e capacitações nos municípios — com o intuito de fortalecer temas estratégicos como a reforma tributária e a reforma da previdência; o equilíbrio entre custos e patrocínios nos eventos promovidos pela entidade; e o debate ampliado sobre as questões atuariais municipais, especialmente na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos.
A presidente Adriane lembrou ainda que tanto a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos quanto a reforma tributária integram os eixos estratégicos da atual gestão da Famurs. Os temas vêm sendo trabalhados junto aos prefeitos por meio de capacitações, debates técnicos e materiais de apoio. Como parte desse esforço, a Federação lançou recentemente um e-book sobre a reforma tributária, disponível aos gestores municipais, com o objetivo de orientar as administrações locais diante das mudanças previstas na legislação.
“O intuito é, ao lado da presidente Adriane, construir uma federação em prol dos municípios, que entregue resultados para quem vive nas cidades. O desenvolvimento e o crescimento municipal passam pelas nossas decisões, e a Famurs é vital nesse processo. A intenção é trabalhar otimizando os recursos e transformando-os em ações concretas para a população gaúcha”, destacou a prefeita Carine.
As reuniões do conselho serão periódicas e contarão com a participação de todos os membros.
Conselho Fiscal da Famurs – Biênio 2025/2027
• Carine Isabel Schwingel / Estrela – AMVAT / Presidente
• Vannei Mafissoni / Marcelino Ramos – AMAU / 1º titular
• Arlei Luís Tomazoni / Três Passos – AMUCELEIRO / 2º titular
• Michael Kuhn / Selbach – AMAJA / 1º suplente
• Adilson Adam Balestrin / Seberi – AMZOP / 2º suplente
• Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier – AMM / 3º suplente