Jaques Cavalli, professor de Educação Física com mais de três décadas de atuação no futsal, no Esporte em Destaque falou sobre seu começo e o trabalho que realiza atualmente. No setor público, atuou como Diretor de Esportes em várias gestões municipais. Foi técnico do Clube Atlético Guarany de Espumoso, SASE de Selbach, de Júlio de Castilhos, Tupãciretã e vários outros times.
A inspiração foi com os professores Dirceu Simon, na Escola Clemente Pereira e Plínio Teston, no Ensino Médio da Cooperativa Educacional João Batista Rotta. Após, na faculdade com o professor Pedro Cavalli. Aos 19 anos, o primeiro trabalho foi no Ser DJIM com Dirceu Simon, com as categorias de base. Conciliou por 12 anos, aulas na Rede Estadual de Ensino de Espumoso, ao mesmo tempo fazendo cursos e qualificações pois queria ser treinador profissional de futsal. “No começo, fiz estágio em Jaraguá do Sul, arrumando dinheiro emprestado, mas fui em frente. Tive a oportunidade de treinar muitos atletas de sucesso que despontaram no cenário nacional e internacional”.
O surgimento da Escolinha de Futsal CAFIL, nome da oficina de seu pai que significa Cavali e Filhos, foi há 15 anos. Mesmo em vários momentos de pausa devido ao seu trabalho profissional, Jaques seguiu tocando a empresa, que após sua parada na atuação como técnico profissional teve constituído CNPJ e Diretoria. Com o trabalho das categorias do SUB-5 ao SUB-11, sendo que a 7, 9 e 11 jogam campeonatos profissionais. “Estamos sempre formando novos talentos e estudando e sigo sempre com a intenção de treinar alguma equipe pois foi o que mais fiz em toda a minha trajetória”.
Jaques revelou que fundou projeto semelhante em Mormaço, onde tem das categorias do SUB 5 ao SUB 15 e que a meta futuramente é estruturar um local exclusivo para a CAFIL com possibilidade de ter uma sede para treinamentos e participar de competições de níveis mais elevados, como campeonatos estaduais.
Assista aqui a entrevista completa.
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/483498854631245