Na última semana, os jovens rurais participantes do programa Supernova da Cotrijal embarcaram em uma Missão Agro no estado do Paraná. O objetivo foi conhecer diferentes cooperativas e propriedades rurais, fazendo um intercâmbio de informações, trocas de experiências e conhecimentos. A região visitada foi a de Campos Gerais, nos municípios de Castro e Carambeí, que se destaca, entre outras características, pela influência da colonização holandesa e pela bacia leiteira formada no local.
A viagem técnica é uma das atividades finais do grupo, que ao longo deste ano vem participando de um ciclo de aulas presenciais e online com debates voltados ao cooperativismo, sistemas de produção, sucessão familiar, entre outros assuntos. “A Cotrijal proporcionou aos jovens da turma do Supernova de 2024 uma intercooperação com as maiores cooperativas agropecuárias do nosso país, em que tiveram a oportunidade de visitar propriedades que são modelo, tanto na produção de grãos, quanto de leite. Ficamos muito felizes em poder oferecer aos jovens a oportunidade de estarem conosco em um momento tão esperado, proporcionando novos conhecimentos e experiências que podem ser aplicadas no dia a dia em suas propriedades”, destaca a coordenadora do Departamento de Cooperativismo da Cotrijal, Letícia Toledo Bonzanini.
Durante a missão, os alunos do Supernova puderam conhecer as atividades realizadas pelas cooperativas Castrolanda, de Castro, e Frísia, de Carambeí, ambas com atuação agropecuária, assim como a Cotrijal. Também visitaram propriedades rurais reconhecidas, inclusive no cenário nacional, que se destacam por práticas de inovação, sustentabilidade, gestão, resultados e alta tecnologia. Além disso, as três propriedades visitadas – Fazenda Frank’Anna, Vilarejo Holandês Het Dorp e Fazenda Vale do Jotuva, apresentam a sucessão familiar como um fator comum, inclusive com a realidade dos participantes do Supernova. A missão contou ainda com uma visita à Fundação ABC, instituição que atua gerando pesquisas e informações para o desenvolvimento agropecuário e é mantida através da intercooperação das cooperativas Frisia, Castrolanda e Capal.
“A missão foi uma excelente oportunidade aos alunos para explorar cooperativas, que assim como a Cotrijal, também são referência. Os jovens tiveram contato com novas tecnologias e técnicas em uma região reconhecida pelo pioneirismo. Tanto nas cooperativas, quanto nas propriedades, foi possível observar a vontade de crescer, prosperar e inovar, características que servem de inspiração para os jovens levarem novas ideias para as suas propriedades e também para a cooperativa”, ressalta o professor da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Dieisson Pivoto.
A introdução do sistema de plantio direto no Brasil ocorreu inicialmente na região visitada, a partir dos três pioneiros Herbert Bartz, Manoel Henrique Pereira e Franke Dijkstra. Este último é o proprietário da Fazenda Frank’Anna, um dos pontos visitados pelos alunos. Além disso, foi nesta região que produtores rurais trouxeram os primeiros animais importados da Holanda (gado da raça holandesa), reconhecidos pela alta produção leiteira.
Para o conselheiro de Administração e aluno do Supernova da Cotrijal, Jackson Berticelli Cerini, “essas visitas só agregam a nossa cooperativa, a propriedade de cada um. Conseguimos vivenciar diferentes realidades, é uma região bastante tecnificada, com bastante diversificação de atividades que proporcionam maior renda, muitas vezes em pequenas áreas, mas em grande escala. São diversos conhecimentos que podem ser levados para a nossa região, ajudando a desenvolver nossos associados, a nossa cooperativa e a comunidade.
Sobre o programa Supernova:
Realizado pela Cotrijal, em parceria com a Escoop, a iniciativa promove o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social da cooperativa, estimulando o interesse na sucessão familiar. Iniciado em 2021, desafia o jovem a buscar inovações e soluções criativas e sustentáveis, em prol da perenidade do negócio rural e do fortalecimento do cooperativismo.