Cerca de 50 produtores e produtoras rurais do município reuniram-se, na tarde da quinta-feira, 17, no Ginásio Municipal de Esportes, para uma reunião de apresentação do Programa Operação Terra Forte.
No encontro, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, César Burile, trouxe informações sobre as regras de participação, período de inscrições, processo de seleção e tipos de projetos que poderão ser contemplados.
O vice-prefeito Adalberto Dalla Vecchia e a secretária da Agricultura, Angelica Sfoglia, participaram do evento, além do técnico da Emater/RS-Ascar, Márcio Zambiasi.
O programa é promovido pelo Governo do Estado – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) – e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, recuperar solos afetados por eventos climáticos e incentivar a sustentabilidade e produtividade no campo.
Segundo Dalla Vecchia, Relvado terá 18 famílias beneficiadas, sendo que cada uma poderá receber até R$ 30 mil, conforme plano elaborado em conjunto com a Emater/RS-Ascar. “Serão recursos investidos e injetados na agricultura do nosso município, marcando mais um passo importante na reconstrução do interior, tão impactado e que ainda carrega as marcas da enchente de maio de 2024”.
Para a secretária Angelica, o Terra Forte se mostra como uma oportunidade para fortalecer o setor primário.
“O programa é de extrema importância, pois se apresenta como mais uma alternativa e ferramenta de fomento do meio rural, recuperando e fortalecendo o solo como forma de aumentar a produtividade das propriedades rurais”.
Fotos: Carina Marques