Tempo de leitura: 1 minuto

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibirubá realizada em 2024, uma proposta carregada de simbolismo surgiu entre os debates: a nomeação do palco de eventos da Praça General Osório como “Palco de Eventos Cláudio Augusto da Motta”. A iniciativa, apresentada no Projeto de Lei nº 013/2024, foi lida em plenário e seguiu para apreciação das comissões competentes. A proposição foi assinada por todos os vereadores.

Cláudio Augusto da Motta tinha 44 anos quando faleceu, em março de 2021, em decorrência da covid-19. Conhecido por sua atuação destacada como fisioterapeuta e músico, deixou um legado de dedicação e compromisso com a cultura e o bem-estar da comunidade. Por quase 30 anos tocou gaita ao lado do companheiro Fernando Pereira Bittencourt, na famosa dupla Fernando & Motta. Em julho de 2020 a dupla realizou uma live solidária e arrecadou mais de R$ 50 mil em doações para o Hospital da Comunidade Annes Dias. Foi simpatizante de diversos movimentos sociais, entre eles a Associação de Defesa Ambiental AVIDA.

A proposta de dar seu nome ao palco de eventos busca eternizar a memória de suas contribuições em um espaço que deve abrigar jovens artistas locais e regionais em busca de espaço e visibilidade. O palco da Praça General Osório, com sua posição central e sua vocação para reunir famílias, artistas e cidadãos, será transformado em um monumento de lembrança e respeito à história local.

A praça, que já é um ponto de referência para a cultura e o lazer na cidade, ganhará um elemento ainda mais significativo. Para os moradores de Ibirubá a homenagem representa mais do que um simples nome: é a materialização de um reconhecimento ao tradicionalismo e a música de quem levou para o Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia o nome da Terra da Pitangueira do Mato.

Rádio Cidade Ibirubá
Fotos: arquivo

Compartilhe também no:

Prefeito XICO FRIGHETTO falando ao Correio do Mate

Artigo anterior

BOTEFARRA conquista título do Torneio do Boi categoria Livre

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.