Tempo de leitura: 1 minuto

Para planejar e executar qualquer tipo de projeto é fundamental ter uma base de dados confiável e atualizada. No que se refere às iniciativas de reconstrução do Rio Grande do Sul não é diferente. O governo está trabalhando para modernizar as informações da topografia e hidrografia do Estado, levando em conta as mudanças urbanísticas e naturais do período.

Ao todo, seis projetos contribuirão para esse novo mapeamento. A maioria deles está em processo de contratação e deve iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. As iniciativas integram o Plano Rio Grande, programa liderado pelo governador Eduardo Leite de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.

“Atualizar essa base de dados, que tem uma defasagem histórica, será fundamental para planejar e executar os diversos projetos de resiliência que compõem o Plano Rio Grande. Esses dados serão muito úteis para os sistemas de contenção de cheias, por exemplo. Mas não fica somente nisso. É um trabalho que também será importante para o futuro. Deixaremos um bom legado nesse sentido”, comentou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

Mais sobre os projetos

Projeto RioS

O Projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul) busca desenvolver a estruturação do Design da Estratégia Estadual de Resiliência Climática da Região Hidrográfica do Guaíba. O projeto visa à contratação de serviços para a realização de estudos relativos à estratégia estadual de resiliência climática, considerando eventos de origem natural extremos, sendo priorizadas intervenções nas áreas com maior vulnerabilidade.

O RioS resultará em um portfólio de programas, planos e projetos viáveis e sustentáveis que consubstanciem o redesenho territorial e paisagístico em áreas vulneráreis a serem identificadas no decorrer do projeto. Com medidas escaláveis e replicáveis, objetiva o fortalecimento da resiliência urbana e rural, a redução do risco de desastres, a promoção da justiça espacial e do bem-estar socioambiental.

  • Status: estruturação de parceria com BNDES.

Mapeamento topográfico 

Realização de serviços de topografia, geoprocessamento e aquisição de produtos de aerolevantamento de todo o território do Rio Grande do Sul.

  • Status: em processo de contratação.

Levantamento batimétrico  

Realização de serviço de execução de levantamento topobatimétrico (batimetria e calha dos corpos hídricos), com cobrimento do leito na área levantada dos principais corpos hídricos do Rio Grande do Sul.

  • Status: em processo de contratação.

Ampliação da rede de estações hidrometeorológicas  

Contratação de empresa especializada para a implantação e operação de uma rede de 130 estações de monitoramento hidrometeorológico no Rio Grande do Sul, focando na modalidade de nowcasting para eventos críticos.

  • Status: em processo de contratação.

Diagnóstico e manutenção da rede de estações hidrometeorológicas  

Contratação de serviços para diagnóstico, recuperação e manutenção da rede telemétrica hidrometeorológica da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) composta por estações pluviométricas e fluviométricas. Inclui a recuperação de estações prioritárias danificadas por eventos climáticos severos, manutenção emergencial por um ano e a disponibilização de uma plataforma de gerenciamento de dados.

  • Status: em execução.

Novos radares meteorológicos 

Aquisição de três radares com tecnologia de Banda S, preparação de infraestrutura para sua instalação e realização de manutenção preventiva e corretiva pelo período contratual.

  • Status: período anterior à fase de contratação – revisão técnica dos termos de referência e documentação complementar.

Modelagem hidrodinâmica  

Contratação de serviços especializados para a previsão de eventos hidrológicos críticos, incluindo o mapeamento geoespacial, identificação e classificação de áreas de risco hidrológico e seus limiares, elaboração de mapas de inundação, planejamento de redes de monitoramento e alerta, além de suporte técnico especializado e o licenciamento de softwares na modalidade serviço.

  • Status: em processo de contratação.

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Última semana para proprietários de veículos quitarem o IPVA 2025 com 24,80% de desconto ou aderirem ao parcelamento

Artigo anterior

Consulta Pública segue até 21 de fevereiro

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.