O CTG Querência Xucra, de Putinga, com o apoio da Administração Municipal, promove de 14 a 20 de setembro sua tradicional Semana Farroupilha. A patroa da entidade Rosane Rabaiolli Mari, divulgou a programação da entidade.
No sábado, 14, às 16h, ocorre o acendimento da Chama Crioula no cemitério católico de Putinga, em homenagem a Mário José Forti (in memoriam). Às 17h será a recepção da cavalgada com a Chama Crioula no CTG Querência Xucra e solenidade oficial de abertura da Semana Farroupilha 2024. Já às 18h, ocorreu a cerimônia crioula com o Grupo Italiano Ricordando il Passato, de Putinga, com participação da patronagem e prendado 2024/2026 do CTG Querência Xucra e comunidade putinguense. Às 19h haverá homenagem dedicada a todas as vítimas da catástrofe climática que assolou o Estado em maio. Já às 19h30min a homenagem em vida será prestada a Ione Cenci Forti. O jantar no CTG Querência Xucra será às 20h30min com churrasco, acompanhamentos e buffet de sobremesas. Para encerrar a noite, às 21h30min haverá apresentação da invernada veterana do CTG Lança Crioula de Anta Gorda, seguida de fandango, às 22h30min, com o Grupo Rebeldia.
No dia 15, às 8h, o CTG Querência Xucra participa dos festejos farroupilhas no CTG Pousada dos Tropeiros, na Linha São Pedro Baixo, em Putinga. Já no dia 16, durante a manhã e à tarde, serão realizadas atividades diversas a cargo do prendado 2024/2026, nas dependências do CTG Querência Xucra, com a participação da E.M.E.F Anita Garibaldi, de Putinga. No dia 17, às 9h, as atividades diversas estarão novamente a cargo do prendado 2024/2026, mas ocorrem nas dependências da EMEI Bem-Me-Quer, de Putinga. Às 19h o CTG Querência Xucra participa do Jantar das Invernadas do CTG Querência do Mate, de Ilópolis.
No dia 18 a programação segue às 10h, com recepção ao grupo do Centro Cultural General Belgrano, da Província de Buenos Aires/Argentina. Às 13h30min ocorre a participação do grupo da Melhor Idade Pedras Preciosas de Putinga, PCDs, prendado 2024/2026, e grupo de danças argentinas, com atividades de integração, dança e música. Às 19h ocorre recepção aos alunos, professores e equipe diretiva da E.E.E.M. Padre Domênico Carlino, de Putinga, e comunidade putinguense. Já às 19h30min será a solenidade de abertura oficial do intercâmbio cultural Brasil x Argentina. Às 20h o jantar no CTG Querência Xucra terá no cardápio massa, galeto, maionese e saladas diversas. Ainda, às 21h haverá apresentação de danças com o grupo do Centro Cultural General Belgrano da Argentina, intercâmbio cultural com os alunos da E.E.E.M Padre Domênico Carlino e apresentação do Coral Municipal e Grupo Italiano Ricordando il Passato.
No dia 19, às 9h, haverá acompanhamento ao Grupo Cultural Argentino nas visitações ao município. Às 13h30min ocorre recepção aos alunos, professores e equipe diretiva da E.E.E.F. Demétrio Berté, de Xarqueada, nas dependências do CTG Querência Xucra. Às 14h serão realizadas atividades diversas a cargo do prendado 2024/2026 e Departamento Artístico e Cultural da entidade. Às 19h ocorre recepção aos grupos de danças do CTG Querência do Mate, de Ilópolis, CTG Porteira da Amizade, de Relvado, e a todos os integrantes do CTG Querência Xucra de Putinga. Às 20h será o Jantar das Invernadas, com carreteiro e saladas diversas. Por fim, às 21h, ocorre a apresentação de todos os grupos de danças gaúchas, e integração com o Grupo Argentino do Centro Cultural General Belgrano.
A programação encerra no dia 20, quando às 17h ocorre mateada e roda de conversa, enaltecendo a amizade do povo. Talentos locais estarão animando o entardecer. Às 19h será servido costelão, matambre recheado, aipim, farofa e saladas diversas. Já às 20h haverá comemoração aos 57 anos do CTG Querência Xucra, seguida da extinção da Chama Crioula e encerramento da Semana Farroupilha 2024. O grupo Tchê Cambicho animará a noite, a partir das 21h.
Homenageados
Ione Cenci Forti será homenageada em vida. Ela nasceu no dia 5 de agosto de 1945, na comunidade de Santa Tereza, interior de Putinga. Filha de João Cenci e Maria Baldissarelli Cenci, teve 11 irmãos. Casou-se com Ivo Forti (in memoriam) com o qual teve cinco filhos. Quando casou, passou a morar na comunidade de Carlos Barbosa, em Putinga, onde vive até os dias de hoje. Ione é sempre muito dedicada e prestativa com todos. Mulher guerreira, batalhadora, sempre admirou e cultivou a cultura gaúcha passando isso de geração para geração, aos seus filhos e netos.
Mário José Forti (in memoriam) será o outro homenageado. Nascido em 19 de março de 1980, no município de Putinga, é filho de Marinez Dallé Forti e Antoninho Luiz Forti. Tem uma irmã. Cresceu e residiu com seus pais na Linha São Pedro Baixo, interior de Putinga, e quando casou-se passou a morar na Linha Borges de Medeiros, no interior do município de Ilópolis. Ele teve uma única filha. Após sua separação, Forti voltou a morar sozinho na terra de seus pais. Era agricultor e cultivava sua lavoura com muita dedicação. Homem trabalhador, honesto, simples e de bom coração. Era apaixonado pela tradição gaúcha, não largava de seu cavalo e gostava de músicas gauchescas. Mas foi pego de surpresa na madrugada do dia 02 de maio deste ano, sendo o único óbito registrado em Putinga, em razão da enchente.