Agricultura
O prefeito Paulo Lima com o relatório da Emater/RS-ASCAR avaliou as perdas e decretou situação de emergência em Putinga por conta da estiagem. Cerca de 40 pontos de abastecimento de água já foram recuperados durante o período de seca. Além disso, a administração monitora a rede d’água para localizar pontos de vazamento e realizar o conserto dos mesmos. O trabalho deve ser finalizado até o final de 2022.
Destaque para os avanços na agricultura, com a criação de 7 novos empreendimentos focados na produção de suínos, construídos com o apoio da Administração. Para seguir a parceria produtor/administração, o prefeito Lima destaca as ações de manutenção realizadas no maquinário, cuja maior parte da frota estava parada por problemas mecânicos. Com a reativação dos mesmos, os serviços voltaram a ser realizados. No período de manutenção, o governo de Putinga contratou 200 horas de maquinário terceirizado para atender os produtores.
Os trabalhos de manutenção nas estradas do interior são alvo de preocupação do executivo, uma vez que as obras são realizadas com o auxílio de apenas uma máquina motoniveladora. O prefeito justificou que a maior parte das comunidades já recebeu atenção e que os serviços devem acontecer nas demais em breve. O britador da cidade segue funcionando com toda capacidade, explica que as cargas são cobradas em cumprimento ao que determina a legislação municipal em vigor. Outras ações de destaque no setor foram a renovação do contrato com a Emater/RS-ASCAR e a reestruturação do conselho dos agricultores.
Obras
O prefeito destaca a pintura da ERS-435, que sinalizada garante melhor visibilidade e segurança à pista. O Município também está reativando junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o convênio para asfaltamento da rota Putinga-Relvado, que diminui em cerca de 18 quilômetros o trajeto entre as duas cidades. 2020 promete ainda as obras de reestruturação do parque de rodeios da cidade, que deve voltar a sediar eventos.
Saúde
Agora os Putinguenses podem contar com o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à disposição para emergências pelo 192. Destaque para o recebimento de um veículo, já pago pela administração atual. O prefeito Lima esclarece ainda que as cirurgias programadas para o período pela Secretaria de Saúde já foram realizadas, apesar da reorganização sofrida pela agenda de procedimentos em 2021. A Administração também negocia a vinda de mais um médico para prestar atendimentos na Unidade Básica de Saúde. A contratação deve acontecer ainda no primeiro semestre. Outra novidade é a renovação do contrato com o Hospital Doutor Oscar Benévollo, o que garante a manutenção dos atendimentos de média complexidade.
Assistência Social
O CRAS vem retomando as atividades com as crianças, jovens e idosos após as restrições impostas pelo período de pandemia. As atividades de educação física, música e canto já foram reiniciadas. A Assistência Social também realizou a distribuição de 35 cestas básicas durante a pandemia, itens enviados às famílias independentemente da existência do auxílio Bolsa Família. Em 2022, o prefeito garante que a pasta, até então sem responsável efetivo, terá uma secretária.
Educação
A Secretaria investiu na aquisição de eletrônicos para modernizar e ampliar ainda mais a rede tecnológica em sala de aula. Um dos destaques é a reforma da escola municipal, que iniciará o ano letivo com novas cores e equipamentos. A Administração busca ainda recursos para a construção de uma nova creche. Já
foram adquiridos terrenos para abrigar o prédio e o lançamento da pedra fundamental da obra deve acontecer ainda neste ano.
Esporte
Está programada a retomada do campeonato de futebol de campo, interrompido devido à pandemia. A conclusão da etapa número um da obra do ginásio de esportes, assim como das demais etapas, também é esperada para o ano.
Turismo
Putinga agora faz parte, oficialmente, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, a Amturvales. Com isso, a gestão pretende dar início à criação de roteiros turísticos para atrair visitantes.
Recursos
Desde que assumiu a gestão, em agosto de 2021, Lima viajou a Brasília em dois momentos distintos. As visitas aos gabinetes devem render, somente no segundo semestre de 2022, cerca de R$1 milhão em recursos para diferentes áreas.
Segurança
Inédito, o projeto de construção de um prédio para unificar a Polícia Civil e a Polícia Militar já está em fase de criação. A segurança pública terá mais um reforço com a instalação de cinco novas câmeras de videomonitoramento.
Orçamento
O orçamento recebido pela gestão de Lima e Beltrami não foi planejado pela administração, uma vez que foi elaborado em 2020. Para controlar gastos, ao longo de 2021, foram feitos cortes nas contratações. A economia gerada pela ausência de mais de 10 cargos possibilitou o controle do orçamento e permitiu o pagamento antecipado do 13º salário, além do aumento salarial acima da inflação, anunciado para 2022.