Tempo de leitura: 1 minuto
Está em constante aumento as ações voltadas para a implantação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino das escolas.
Assim, surge a necessidade do acompanhamento, discussão e aperfeiçoamento permanente entre os profissionais da educação e o cumprimento da legislação inserindo-se, nos currículos escolares da educação básica, a temática em questão.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais preveem três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
Desta forma, o Departamento de Educação, para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas da rede municipal, investiu, este ano, na compra de materiais pedagógicos para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como recurso para a realização de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira, indígena e africana.
A Coordenadora de Educação Michele Prante Peukert esteve visitando as escolas e realizando a entrega do material pedagógico nas mesmas.
“Uma das bandeiras do governo é educação e por isso, estamos constantemente preocupados em oferecer oportunidades e melhorar a qualidade do setor em nosso município. A entrega desse novo material somará muito no aprendizado dos alunos e também no trabalho realizado pelos professores.” – destaca a Coordenadora de Educação Michele Peukert.
Fonte: Prefeitura de Quinze de Novembro