Tempo de leitura: 1 minuto

O Rio Grande do Sul é líder em inovação no Brasil de acordo com novos dados anunciados nesta sexta-feira (23/8) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pela elaboração anual do Ranking de Competitividade dos Estados. A pesquisa foi oficialmente divulgada na quarta-feira (21), mas passou por retificação na área de inovação. Foram avaliados os critérios de pesquisa científica, empresas de alto crescimento, investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, informação e comunicação, bolsas de mestrado e doutorado, estrutura de apoio à inovação e patentes.

O Rio Grande do Sul havia conquistado a primeira colocação nos anos de 2021 e 2022, e a segunda em 2023. A retomada do primeiro lugar foi celebrada pelo governador Eduardo Leite. “Essa posição reflete o investimento que o nosso governo tem feito para transformar o Rio Grande em referência internacional na área. Além de sediar o South Summit Brazil e multiplicar bolsas de apoio à pesquisa, o governo vem batendo recordes de investimentos desde o Avançar na Inovação, em 2020. Em 2023, foram mais de R$ 200 milhões em diferentes editais anunciados para a área. Inovar está no nosso DNA e seguiremos trabalhando para manter o Estado no topo”, disse Leite.

Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, o ranking do CLP e tantos outros que destacam o Estado são um reflexo do trabalho realizado nos últimos anos. “Os indicadores mostram que estamos no caminho certo nas políticas públicas voltadas à inovação. O Rio Grande do Sul tem um ecossistema forte, integrado e capaz de gerar muitas conexões e oportunidades. E neste momento de retomada do Estado após as enchentes de maio, temos um papel fundamental com o nosso Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, uma iniciativa inédita no Brasil.”

Revisão de dados

Na divulgação do ranking de competitividade, na quarta-feira (21), o Rio Grande do Sul apareceu em quinto lugar na categoria inovação. Na ocasião, o indicador de pesquisa científica estava zerado, causando forte impacto no resultado final. Após revisão de dados a pedido do governo gaúcho, o CLP divulgou os novos resultados.

Conforme nota, o CLP realizou a checagem do indicador pesquisa científica e revisou todo processo de atualização do indicador, da coleta até o cálculo final, concluindo que a informação do Estado do Rio Grande do Sul existe, ao contrário do que foi divulgado anteriormente. “Existem duas possibilidades para que a nota deste indicador estivesse zerada: problemas na extração dos dados ou a atualização do dado após a extração para a elaboração do ranking. O indicador de pesquisa científica representa a média simples das notas em pesquisa científica do Ranking Universitário Folha (RUF)”, disse a nota.

Com a inclusão dessa informação, há uma alteração das posições do pilar de inovação do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, colocando o Rio Grande do Sul como líder nesse quesito.

Ranking de Competitividade dos Estados

No ranking geral, as 27 unidades federativas foram analisadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública. Na colocação geral, o Rio Grande do Sul ficou em quinto lugar. Os dados foram compilados pelo CLP, em parceria com a Tendências Consultoria. O intuito é incentivar os estados a melhorarem a gestão e a qualidade das políticas públicas.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Compartilhe também no:

PF deflagra operação contra juízes de TO suspeitos de vender sentenças

Artigo anterior

Acidente entre moto e camionete deixa motociclista ferido na ERS 130

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.