Tempo de leitura: 1 minuto

O Rio Grande do Sul tem cinco alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativos nesta sexta-feira (24). Esses avisos abrangem diferentes regiões gaúchas e se referem ao risco de tempestade, vendaval e queda na temperatura.

Classificado com a cor laranja, que indica perigo, o alerta de tempestade é válido até as 10h desta sexta e engloba Noroeste, Nordeste, Região Metropolitana, Centro e Litoral Norte. Aponta a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e queda de granizo.

Também há um alerta amarelo de chuva intensa, indicando perigo potencial, válido até meio-dia. O aviso chama a atenção para a chance de acumulados de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (entre 40 km/h e 60 km/h), nas regiões Sudoeste, Centro, Sudeste, Metropolitana e Noroeste.

Até o meio-dia, há ainda um alerta para o perigo potencial de vendaval no Noroeste, na Fronteira Oeste, no Centro e no Sudoeste. Nessas regiões, as rajadas de vento variam entre 40 km/h e 60 km/h.

Além disso, um alerta laranja sinaliza o perigo de ventos costeiros durante toda a sexta-feira. De acordo com o Inmet, a intensificação das rajadas nas regiões litorâneas pode movimentar dunas de areia sobre as construções nas orlas. O aviso envolve a região metropolitana de Porto Alegre, o sudeste gaúcho e o sul catarinense.

Já o alerta para declínio de temperatura é válido até as 18h de domingo (26) e abrange todo o Rio Grande do Sul. O aviso amarelo indica perigo potencial de uma queda de até 5ºC.

GZH

Compartilhe também no:

Sábado de decisões da XXV Copa Basalto de Futebol 2024

Artigo anterior

Municípios da AMAJA montam força tarefa para ajudar na reconstrução de Putinga e Roca Sales

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.