O Rio Grande do Sul tem cinco alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativos nesta sexta-feira (24). Esses avisos abrangem diferentes regiões gaúchas e se referem ao risco de tempestade, vendaval e queda na temperatura.
Classificado com a cor laranja, que indica perigo, o alerta de tempestade é válido até as 10h desta sexta e engloba Noroeste, Nordeste, Região Metropolitana, Centro e Litoral Norte. Aponta a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e queda de granizo.
Também há um alerta amarelo de chuva intensa, indicando perigo potencial, válido até meio-dia. O aviso chama a atenção para a chance de acumulados de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (entre 40 km/h e 60 km/h), nas regiões Sudoeste, Centro, Sudeste, Metropolitana e Noroeste.
Até o meio-dia, há ainda um alerta para o perigo potencial de vendaval no Noroeste, na Fronteira Oeste, no Centro e no Sudoeste. Nessas regiões, as rajadas de vento variam entre 40 km/h e 60 km/h.
Além disso, um alerta laranja sinaliza o perigo de ventos costeiros durante toda a sexta-feira. De acordo com o Inmet, a intensificação das rajadas nas regiões litorâneas pode movimentar dunas de areia sobre as construções nas orlas. O aviso envolve a região metropolitana de Porto Alegre, o sudeste gaúcho e o sul catarinense.
Já o alerta para declínio de temperatura é válido até as 18h de domingo (26) e abrange todo o Rio Grande do Sul. O aviso amarelo indica perigo potencial de uma queda de até 5ºC.
GZH