A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou, nesta segunda-feira (23/9), mais uma capacitação para profissionais que atuam como entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico). O evento reúne cerca de 60 gestores e técnicos da Assistência Social de 40 cidades do Estado.
A iniciativa tem como objetivo instruir as equipes municipais a respeito do correto preenchimento dos formulários utilizados na coleta de dados de famílias em situação de vulnerabilidade. Com duração de cinco encontros, o curso segue até sexta (27/9), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
“A formação desses profissionais é fundamental para ampliar o alcance dos municípios no que se refere à identificação das famílias mais vulneráveis. São os entrevistadores que encontram as famílias e que fazem a coleta das informações para o cadastramento”, salientou o chefe da Divisão de Gestão Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Joceli Vargas. Ele também destacou a importância da qualificação dos dados cadastrais. “As informações precisam ser qualificadas, pois é a partir delas que o poder público identifica as famílias para acesso a programas, benefícios e serviços socioassistenciais”, explicou.
Entre os tópicos abordados no primeiro dia de atividades estiveram alguns conceitos básicos para a aplicação das entrevistas, além dos tipos de formulário utilizados. Nos próximos encontros, os itens que constituem cada formulário cadastral serão detalhados e os participantes receberão orientações sobre o modo adequado de registro das respostas. No último dia de capacitação, os participantes farão uma prova prática de preenchimento do formulário principal de inscrição no CadÚnico. Os alunos aprovados terão direito à certificação.
“O curso que o governo do Estado oferece é muito importante, porque o Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios sociais. A aulas vão nos permitir entender melhor a ferramenta para que possamos identificar corretamente a situação em que as famílias se encontram”, afirmou Cleide Ávila, servidora da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social do município de Alegrete e participante da capacitação.
Por meio da Divisão de Gestão Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, a Sedes promove, em média, três cursos de capacitação para entrevistadores por ano. Em virtude das enchentes ocorridas em abril e maio, esta é a primeira ação realizada em 2024. No ano passado, foram capacitados cerca de 180 profissionais de mais de 100 municípios.
CadÚnico
O CadÚnico é o principal instrumento das gestões federal e estadual para a seleção e a inclusão de famílias em programas sociais, sendo utilizado como base para a concessão de diversos benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família e o Volta por Cima.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom
gov do RS