A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou do lançamento da Frente Parlamentar da Inovação nesta quarta-feira (8/3), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Representando o governador Eduardo Leite, ela enfatizou o papel de programas do governo do Estado na interlocução com iniciativas como a Frente, da Assembleia Legislativa.
“Temos, por exemplo, o programa Inova RS, cujo objetivo é estabelecer o diálogo entre diferentes regiões e atores, proporcionando uma troca de experiências muito valiosa e fazendo com que os municípios tenham seus próprios mecanismos de inovação”, comentou Simone durante a cerimônia.
A secretária também destacou a importância de se propor ações de inovação que beneficiem a área da educação, uma das prioridades do atual governo. “Queremos que o Rio Grande do Sul seja uma referência global no setor de inovação, para que isso se reverta em qualidade de vida para a população gaúcha. E isso passa pela educação”, afirmou.
Iniciada na legislatura anterior, a Frente Parlamentar da Inovação está sendo reativada na Assembleia Legislativa. Presidido pelo deputado Marcus Vinícius de Almeida, o grupo busca reconhecer o significado e a importância das bases da inovação, do desenvolvimento sustentável e da nova economia para o Estado.
Como destacou Marcus Vinícius, a Frente Parlamentar é um espaço que deverá potencializar o envolvimento de sociedade civil, setor produtivo, universidades, instituições de pesquisa e governos estadual e federal nas discussões sobre inovação. “Além disso, iremos pensar a respeito de parcerias entre municípios e órgãos balizadores da nova economia”, completou o deputado.
Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, o presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, e o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, além de outras autoridades.
Texto: Ascom Sict
Edição: Secom
fonte: Gov do RS