Tempo de leitura: 1 minuto
Fundado em 2020, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), de Serafina Corrêa, é motivo de orgulho e admiração da comunidade. É o pioneiro em solo gaúcho e ao longo do período de atividade, mais de cinco mil ocorrências foram atendidas e diversas vidas foram salvas pelos voluntários. O trabalho é nobre e requer muito treinamento. Brindando mais um ano de crescimento na estrutura física e desempenho nas ações dentro do planejado, o SCAB realizou no sábado, dia 30 de novembro, a formatura dos novos bombeiros civis.
Com a presença de autoridades municipais como o prefeito, Valdir Bianchet, a vereadora, Morgana Tecchio, e o sargento do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM), de Guaporé, sargento Rebello, além de familiares e amigos, 10 moradores de Casca, Guaporé e Serafina Corrêa foram diplomados. Formaram-se no SCAB e estão à disposição para atendimentos de urgência e emergência os seguintes voluntários: Felipe Chiarello Bastiani; Cassiele da Silva Brizola; Maiara Trucolo; Marcelo Paloschi; Lucas de Lima; Evandro Marcelo Muller; Dyenifer Tavares Celinga; Lucas Gabriel da Silva Bastos; Adriano Cade de Souza e Leonardo Dias Cabral.
Os bombeiros civis, ao longo de 14 meses, passaram pela formação teórica e prática que contou com 356 horas de curso, além de atividades especializadas e de qualificação extracurricular como emergências químicas, produtos perigosos, resgate veicular e outras.
“Serafina Corrêa faz parte da parcela dos 14% dos municípios brasileiros que contam com o serviço de bombeiro. Na região, temos Guaporé com o Corpo de Bombeiros Militar e nós, voluntários. Nenhuma outra cidade possui. Então, a formatura de mais 10 voluntários, somados àqueles que estão conosco prestando o serviço, garante segurança à comunidade”, disse Pereira.
Com a formatura, o SCAB passa a contar com 22 voluntários que estão à disposição, em turnos e escalas de trabalho, 24 horas por dia e sete dias por semana.
“São três servidores do Poder Público cedidos para atuar no SCAB, além dos voluntários que atendem, em média, de quatro a cinco ocorrências por dia. Estes utilizam de uma boa estrutura que é composta por dois caminhões de combate a incêndio, duas unidades de resgate, três viaturas administrativas, um caminhão multimissão e uma embarcação”, concluiu o coordenador do SCAB.
Para o sargento Rebello, os bombeiros civis desempenham um papel fundamental para a comunidade serafinense. Estão sempre à disposição e contribuem, quando acionados, em ocorrências de vulto na região.
“Quando cheguei em Guaporé, o SCAB estava começando aos atividades. Trabalhamos juntos ao longo destes quatro anos. Nos sentimos honrados por vocês ombrearem juntos conosco nesta nobre missão de salvar vidas. Saúdo e parabenizo os novos e bravos guerreiros que estão se formando. Não é para qualquer um. É uma missão difícil, mas muito recompensadora. Ajudar ao próximo nos enche o coração de alegria”, afirmou Rebello.
O prefeito Valdir, que está deixando a Administração Municipal, agradeceu o empenho de cada um dos voluntários ao longo destes quatro anos e parabenizou os novos formandos. Disse que o Poder Público, através dos gestores que assumem a partir de 1º de janeiro de 2025, continuará ao lado do SCAB.
“Eu tiro o meu chapéu para os voluntários do SCAB. São pessoas que deixam o aconchego de suas famílias, de estarem ao lado dos seus amigos em momentos de lazer e diversão para salvar vidas. Não recebem salário para o desempenho da função e, mesmo assim, colocaram-se à disposição. Nosso papel é continuar incentivando e valorizando os bombeiros civis. Peço a Deus que abençoe vocês e suas famílias”, destacou o prefeito, que, durante a cerimônia, se emocionou.
Ao término da formatura, as autoridades, bombeiros civis e familiares confraternizaram.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Texto: Eduardo Cover Godinho
Fotos: Eduardo Cover Godinho
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore
Acesse e ouça: www.auroraguapore.com.br
Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto
Compartilhe também no:

Inadimplência cresce no RS e atinge 39,40% da população adulta, somando R$ 19,48 bilhões em dívidas

Artigo anterior

BRDE realiza primeira captação do país via emissão de Letras de Crédito de Desenvolvimento

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.