Tempo de leitura: 1 minuto
Fundado em 2020, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), de Serafina Corrêa, é motivo de orgulho e admiração da comunidade. É o pioneiro em solo gaúcho e ao longo do período de atividade, mais de cinco mil ocorrências foram atendidas e diversas vidas foram salvas pelos voluntários. O trabalho é nobre e requer muito treinamento. Brindando mais um ano de crescimento na estrutura física e desempenho nas ações dentro do planejado, o SCAB realizou no sábado, dia 30 de novembro, a formatura dos novos bombeiros civis.
Com a presença de autoridades municipais como o prefeito, Valdir Bianchet, a vereadora, Morgana Tecchio, e o sargento do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM), de Guaporé, sargento Rebello, além de familiares e amigos, 10 moradores de Casca, Guaporé e Serafina Corrêa foram diplomados. Formaram-se no SCAB e estão à disposição para atendimentos de urgência e emergência os seguintes voluntários: Felipe Chiarello Bastiani; Cassiele da Silva Brizola; Maiara Trucolo; Marcelo Paloschi; Lucas de Lima; Evandro Marcelo Muller; Dyenifer Tavares Celinga; Lucas Gabriel da Silva Bastos; Adriano Cade de Souza e Leonardo Dias Cabral.
Os bombeiros civis, ao longo de 14 meses, passaram pela formação teórica e prática que contou com 356 horas de curso, além de atividades especializadas e de qualificação extracurricular como emergências químicas, produtos perigosos, resgate veicular e outras.
“Serafina Corrêa faz parte da parcela dos 14% dos municípios brasileiros que contam com o serviço de bombeiro. Na região, temos Guaporé com o Corpo de Bombeiros Militar e nós, voluntários. Nenhuma outra cidade possui. Então, a formatura de mais 10 voluntários, somados àqueles que estão conosco prestando o serviço, garante segurança à comunidade”, disse Pereira.
Com a formatura, o SCAB passa a contar com 22 voluntários que estão à disposição, em turnos e escalas de trabalho, 24 horas por dia e sete dias por semana.
“São três servidores do Poder Público cedidos para atuar no SCAB, além dos voluntários que atendem, em média, de quatro a cinco ocorrências por dia. Estes utilizam de uma boa estrutura que é composta por dois caminhões de combate a incêndio, duas unidades de resgate, três viaturas administrativas, um caminhão multimissão e uma embarcação”, concluiu o coordenador do SCAB.
Para o sargento Rebello, os bombeiros civis desempenham um papel fundamental para a comunidade serafinense. Estão sempre à disposição e contribuem, quando acionados, em ocorrências de vulto na região.
“Quando cheguei em Guaporé, o SCAB estava começando aos atividades. Trabalhamos juntos ao longo destes quatro anos. Nos sentimos honrados por vocês ombrearem juntos conosco nesta nobre missão de salvar vidas. Saúdo e parabenizo os novos e bravos guerreiros que estão se formando. Não é para qualquer um. É uma missão difícil, mas muito recompensadora. Ajudar ao próximo nos enche o coração de alegria”, afirmou Rebello.
O prefeito Valdir, que está deixando a Administração Municipal, agradeceu o empenho de cada um dos voluntários ao longo destes quatro anos e parabenizou os novos formandos. Disse que o Poder Público, através dos gestores que assumem a partir de 1º de janeiro de 2025, continuará ao lado do SCAB.
“Eu tiro o meu chapéu para os voluntários do SCAB. São pessoas que deixam o aconchego de suas famílias, de estarem ao lado dos seus amigos em momentos de lazer e diversão para salvar vidas. Não recebem salário para o desempenho da função e, mesmo assim, colocaram-se à disposição. Nosso papel é continuar incentivando e valorizando os bombeiros civis. Peço a Deus que abençoe vocês e suas famílias”, destacou o prefeito, que, durante a cerimônia, se emocionou.
Ao término da formatura, as autoridades, bombeiros civis e familiares confraternizaram.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Texto: Eduardo Cover Godinho
Fotos: Eduardo Cover Godinho
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore
Acesse e ouça: www.auroraguapore.com.br





