Tempo de leitura: 1 minuto

Com o objetivo de fortalecer a educação e capacitar professores da região, a Sicredi Botucaraí RS/MG realizou, nesta terça-feira (4), em Soledade, o Encontro Regional dos Programas de Educação. O evento reuniu mais de 500 profissionais da área, incluindo diretores, coordenadores pedagógicos e secretários municipais de educação de sete municípios que integram os programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares.
Durante todo o dia, os participantes tiveram acesso a diversas atividades voltadas ao aprimoramento profissional. A programação foi dividida em dois momentos principais. Pela manhã, no CTG Marciano Brum, a palestra-show conduzida pelo grupo paranaense Tupi Pererê trouxe reflexões sobre a importância da musicalidade no ambiente escolar e o impacto positivo das artes no desenvolvimento infantil e juvenil.
No período da tarde, os educadores participaram de 15 oficinas práticas, distribuídas conforme as áreas de interesse e atuação de cada professor. Essas formações tiveram o apoio da Logos Consultoria e foram planejadas para atender diferentes segmentos da educação, promovendo metodologias inovadoras, práticas pedagógicas diferenciadas e o fortalecimento do papel dos professores no processo de ensino-aprendizagem.
Para a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Botucaraí RS/MG, Mariângela Palmeira, o encontro foi um momento significativo para a valorização dos profissionais da educação. “É uma grande satisfação reunir professores de sete municípios para celebrar o início de um novo ciclo letivo. O Sicredi acredita na educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico, e, por meio dos programas de educação, reforça seu compromisso com a formação dos educadores, oferecendo capacitação e incentivo ao aprimoramento contínuo”, afirmou.
O presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, reforçou a importância dos programas educacionais apoiados pela cooperativa e destacou o impacto positivo que essas ações têm na sociedade. “Quando reunimos professores, diretores e secretários de educação, estamos investindo no futuro. Acreditamos que a educação é a grande ferramenta de transformação social e sabemos que um ensino de qualidade começa com profissionais capacitados. Além de fortalecer esse compromisso, o encontro serviu como pontapé inicial para um ano letivo pautado na inovação e no aprimoramento contínuo dos educadores”, ressaltou.
Os municípios contemplados pelos programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares são Soledade, Fontoura Xavier, São José do Herval, Pouso Novo, Ibirapuitã, Mormaço e Tunas, onde os projetos são desenvolvidos em parceria com as secretarias municipais de educação. “Além do aprimoramento pedagógico, o evento foi uma oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais e para o alinhamento das diretrizes educacionais que serão trabalhadas ao longo de 2025”, finalizou Mariângela.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe também no:

ALTO ALEGRE | Empresa é contratada no município para desenvolver a Educação Ambiental

Artigo anterior

João Provensi vai jogar na Asaf em 2025

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.