Evento aconteceu em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas e reuniu cerca de 500 participantes na Serra Gaúcha
A Sicredi Sementes do Sul participou do 1º Summit das Cooperativas Escolares, realizado em 5 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. Nova Petrópolis foi escolhida como cidade-sede do evento, que reuniu cerca de 500 participantes de 17 cooperativas do Sistema Sicredi que fomentam o programa Cooperativas Escolares em suas áreas de atuação.
Representaram a cooperativa, as colaboradores Laura Bedini e Ana Cristina Rocha, da área de Desenvolvimento do Cooperativismo, além das assessoras pedagógicas, professoras orientadoras e presidentes das seis cooperativas escolares desenvolvidas pela Sicredi Sementes do Sul: Cooperic, Coopermitt, Cooperuzzo (Espumoso/RS), Cooperisa (Alto Alegre/RS), Coopertex (Jacuizinho/RS) e Coopermed (Campos Borges/RS).
Durante o Summit, os participantes aproveitaram o espaço para dialogar, refletir sobre o cooperativismo e construir coletivamente. Um desses momentos foi o painel colaborativo de discussões, no qual ex-participantes de cooperativas escolares abordaram a importância do protagonismo jovem e o impacto social dos quadros sociais na educação e em suas vidas. O evento promoveu, ainda, o Jogo do Cooperativismo, que incentivou os alunos a explorarem os princípios e valores cooperativistas, além de revisitarem a história desse sistema.
“O Summit das Cooperativas Escolares foi um momento único e inspirador. Levar as seis cooperativas escolares da nossa região de atuação para esse grande encontro foi uma verdadeira vivência do 6º princípio do cooperativismo: a Intercooperação. Ver nossos estudantes conectando-se com outras realidades, trocando ideias e construindo novas visões de mundo reforça o papel essencial que esses espaços têm na formação de lideranças jovens, conscientes e cooperativas”, destaca Laura Bedini, que resume o sentimento do grupo após o evento: “Voltamos para casa com o coração cheio de orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo, cultivando sementes que já começam a florescer”.
Sobre o Programa Cooperativas Escolares
As cooperativas escolares são iniciativas de caráter educativo formadas pela união voluntária de crianças e adolescente que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades. Conforme balanço do Sicredi, em 2024, 26 cooperativas escolares gaúchas estavam ligadas ao Programa, em 122 cidades, envolvendo 270 professores e mais de 7,6 mil estudantes. Na área de atuação da Sicredi Sementes do Sul, o Programa é desenvolvido pelo Sicredi, em parceria com as secretarias municipais de educação e assessorias pedagógicas Marini Coop e Logos Consultoria.