Tempo de leitura: 1 minuto

Cerca de 257 mil propriedades foram atingidas pelos efeitos da estiagem no Estado, conforme a terceira edição do Boletim Evento Adverso – Efeito da Estiagem nas Principais Atividades Agrícolas do Rio Grande do Sul, com informações apuradas entre 25 de janeiro e 4 de fevereiro nas unidades operativas da instituição. Os dados foram divulgados no sábado (12/2) pela Emater/RS-Ascar, prestadora de serviço da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O boletim anterior, publicado em 24 de janeiro, apontava 253 mil propriedades afetadas.

O número de produtores atingidos no cultivo de milho ultrapassou os 98 mil, acréscimo de quase 5 mil com perdas na sua produção em relação ao último levantamento. Em soja, são cerca de 88 mil produtores com redução na produtividade. Ainda se enfatiza o elevado número de produtores de leite, 33,1 mil, com dificuldades na produção. O boletim revelou uma queda de captação de 2,4 milhões de litros de leite por dia no Estado. Em torno de 17,3 mil famílias também têm dificuldades ao acesso à água.

Segunda estimativa da Safra de Verão

A segunda estimativa da safra de verão 2021/2022 apontou uma redução de produção nas culturas em relação à projeção inicial e uma mensuração de perdas econômicas baseada no preço do produto divulgado em Cotações Agropecuárias em 10 de fevereiro.

Segundo o levantamento, na cultura do milho a produção deve ser de 2,7 milhões de toneladas, uma redução de 54,7% em relação à estimativa inicial (6,1 milhões de toneladas). O tombo no volume a ser colhido representa uma perda econômica calculada em R$ 5,2 bilhões.

A produção da soja ficou projetada em cerca de 11,1 milhões de toneladas, 43,8% a menos que o estimado inicialmente (19,9 milhões de toneladas). A perda econômica fica em mais de R$ 27,8 bilhões.

Acesse as informações completas nos links abaixo:

Texto: Ascom Emater
Edição: Secom

FONTE: GOV DO RS

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

Uergs oferece 1.130 vagas para ingresso em 2022

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Criminosos são presos com armas de fogo e drogas pela Brigada Militar

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral