Tempo de leitura: 1 minuto
“Eu tô chegando no vagão do Trem dos Vales
E alegria me invade no fundo do coração
Uma paisagem deslumbrante no caminho
E do povo o carinho com afeto e atenção…”
A alegria, retratada na música “Trem dos Vales” do cantor e compositor nativista Thiago Reder, contagiou as cerca de 32 mil pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer as mais belas paisagens naturais e obras de engenharia ferroviária construídas pela força do homem entre os municípios de Guaporé e Muçum. Nos 46 quilômetros da EF-491, a famosa “Ferrovia do Trigo”, a presença dos turistas, que lotaram os vagões nas 52 viagens realizadas ao longo dos meses de novembro, dezembro (2021) e janeiro (2022), empolgou, emocionou e deu um ânimo ainda maior para que os prefeitos e gestores dos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Colinas e Estrela, aos integrantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – operadora, as agências de turismo e transportes, fomentadores e empreendedores da “indústria sem chaminé”, continuem lutando para a concretização do sonho de tornar os passeios definitivos.
Os Poderes Executivos, conforme destacou o secretário Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, estão fomentando o setor e afirmaram que a conclusão dos passeios, sem nenhum imprevisto e com muitos feedbacks positivos da receptividade nas Estações Férreas, atendimento nos vagões, deslocamento seguro em “carros” bem cuidados e limpos, foi extremamente exitoso.
“O projeto do ‘Trem dos Vales’ não é das Administrações Municipais, mas das comunidades que vislumbram o turismo desenvolvido em um futuro não tão distante. Foi a maior edição comemorativa com cerca de 32 mil bilhetes comercializados. Temos que parabenizar a Serra Vales e as mais de 80 agências de turismo que divulgaram e comercializaram os passeios. A economia saiu fortalecida com restaurantes, estabelecimentos comerciais, entre outros, movimentados. O potencial turístico e ‘conjunto da obra’ fizeram a diferença nessa edição”, destacou Toldi.
Viadutos como o Pesseguinho, Mula Preta, do Exército (V-13 – 143m de altura e 509m de comprimento), V11 (metálico e sem guarda-corpo), entre outros, arrancaram suspiros dos turistas. Túneis com até 2 quilômetros de extensão e as estações férreas, como a de Dois Lajeados que está abandonada e tem um charme todo especial, chamam a atenção. Além destas belezas, a vegetação e o rio Guaporé presenças constantes na maior parte do trajeto.
“Todos que fizeram o trajeto proporcionado pelo projeto Trem dos Vales afirmam ser o mais bonito do Brasil. É um passeio sensacional e que mostra belezas ímpares ao longo das cerca de 2h30min. A região tem um potencial turístico enorme e, diante da presença de 32 mil pessoas, podemos apresentá-lo e difundi-lo nos quatro cantos do estado, país e mundo”, destacou Toldi.
Gestores públicos e a ABPF continuam as tratativas para que o projeto do Trem dos Vales seja aprovado pelos órgãos competentes e pela empresa Rumo Logística que detém a concessão do trecho. O secretário, um dos maiores entusiastas, afirmou que o momento é de cautela para a consolidação regular do Trem dos Vales.
“Cautela sim, mas não mediremos esforços para que os passeios definitivos possam se tornar realidade. Durante os 26 dias e 52 passeios trouxemos pessoas influentes e com poder de decisão dentro da Rumo, Governos Federal e Estadual. Acredito que estamos a passos largos e em breve este será consolidado”.
No momento, os Poderes Públicos, a ABPF e a AMTURVALES trabalham com duas frentes. A primeira é a realização de mais uma edição de passeios ao longo de datas comemorativas em 2022 e a segunda é a consolidação do Trem dos Vales com viagens regulares pela Ferrovia do Trigo.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Compartilhe também no:
Page Up Solutions

Mais de 150 mil famílias ainda não retiraram o Cartão Cidadão

Artigo anterior

IPE Prev e IPE Saúde suspendem atendimento presencial por 30 dias

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.