Pessoas à frente do seu tempo são visionárias, capazes de perceber oportunidades e tendências que ainda não são amplamente reconhecidas pela sociedade. Elas têm uma mentalidade inovadora, sempre buscando soluções criativas para problemas futuros e antecipando mudanças. Com coragem para desafiar o status quo, essas pessoas frequentemente lideram transformações em áreas como tecnologia, ciência, arte e negócios, deixando um legado que influencia gerações posteriores. Sua capacidade de pensar além das limitações atuais as torna agentes de progresso e evolução.
Nascido em Espumoso, foi agricultor, funcionário da Cotriel, cooperativa da qual veio a ser vice-presidente e posteriormente Presidente, Diretor da Facotrigo em Brasília, Assessor da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Delegado do Ministério da Reforma Agrária, Assessor da Comissão de Agricultura da Assembleia do Estado, Assessor da Câmara de Vereadores de Espumoso, Presidente da Centrasul, Prefeito de Espumoso entre 1997 e 2000, Presidente da Frente Nacional dos Municípios, Consultor de instituições como Fecoagro, Ocergs, Grupo Roullier e Defensa.
Atualmente atuando como advogado, formado em Direito pela Unicruz, também é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui pós-graduações em Sistemas de Informação pela Unisinos, Cooperativismo e Direito Empresarial.
É importante dizer, que a lista curricular deste homenageado é extensa, e suas atuações tanto no meio empresarial quanto político, listam uma série de conquistas, pois sempre foi uma pessoa inquieta e que construiu um patrimônio humano que poucos possuem, em uma lista de relacionamentos que ao longo de sua vida, impulsionaram ações que beneficiaram milhares de pessoas. Pois a política é uma arte baseada em relacionamento e diálogo. Assim considera entre seus feitos, dois importantes que contaram com sua intervenção direta, que foram as pavimentações asfálticas da VRS 817 entre Espumoso e Salto do Jacuí e a ERS 332, entre Espumoso e Soledade. Este é o legado de uma pessoa, que para quem o conhece sabe que possui um grande coração e uma alma inquieta em que para ele, as pessoas são o seu maior patrimônio, pois entende que viver esta vida terrena é deixar legados e ser parte da história, pois as pessoas não morrem, elas são esquecidas, pela falta de legados. Nesta oportunidade, homenageamos com o Troféu Imprensa 2024 o pai do João Pedro, Joana Paula, Marinho, Thainá e da Maria Luiza, o esposo da Jamile, o sr. Mario Luiz Bertani.