Tempo de leitura: 1 minuto

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado profissional em diferentes regiões do Estado. Em São Francisco de Paula, na Unidade Hortênsias, há 28 vagas para o mestrado em Ambiente e Sustentabilidade. Já em Encantado foram abertas 19 vagas para o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As aulas começam em agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) recebe inscrições até 1º de março. A seleção abrange análise das propostas de pesquisa, entrevistas, avaliação dos currículos e pontuação por títulos. O curso é voltado a profissionais de diversas áreas com interesse em atender a demandas socioambientais, que poderão atuar no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais.

Para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) é possível se inscrever até 7 de abril. Serão avaliados os currículos e as propostas de pesquisa, além das entrevistas. O mestrado do PPGCTA é voltado a profissionais de diversas áreas que atuam na cadeia produtiva de alimentos e se desenvolve em duas linhas de pesquisa: Gestão da qualidade dos alimentos; e Desenvolvimento e inovação de produtos e processos na indústria de alimentos.

Em ambos os programas há reserva de vagas para as políticas de ações afirmativas, que abrangem pessoas negras, pretas e pardas; indígenas; com deficiência; transexuais e travestis; e apátridas, refugiadas ou portadoras de visto humanitário.

Para se candidatar a um dos cursos, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 156. A Uergs não cobra matrícula nem mensalidade pelos cursos de graduação e de pós-graduação.

Aluno especial

O mestrado do PPGAS também recebe inscrições, até 26 de fevereiro, para o processo seletivo simplificado de Aluno(a) Especial. Nessa modalidade, é possível cursar uma disciplina do mestrado sem ter vínculo com o programa.

Há 25 vagas divididas igualmente entre cinco disciplinas: Ecologia da paisagem; Perspectivas críticas da Educação Ambiental; Antropologia do desenvolvimento:

perspectivas latino-americanas; Ecologia e conservação dos Ecossistemas Terrestres; e Tratamento e utilização de resíduos industriais.

O edital com as orientações para inscrição e a relação de docentes que ministram as disciplinas está disponível neste link.

Texto: Ascom Uergs
Edição: Secom

GOV DO RS

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | Administração Municipal reforça sinalização viária

Artigo anterior

PUTINGA | Defesa Civil faz levantamento para o Decreto de Emergência

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.