Inaugurou na sexta-feira, 26 de janeiro, na comunidade de Volta Alegre, interior de Espumoso, o Valle da Niágara, empreendimento agroturístico idealizado pelo casal Mara Luiza Nazari e Luiz de Vargas em um complexo que abriga dois hectares de estufas para a produção de 9 variedades de uvas de mesa e uma cantina, que é a grande novidade deste ano, já que a estrutura para a produção de uvas está na segunda safra.
No local, os visitantes podem colher a própria uva que irão comprar, ou mesmo, escolher já dos cachos colhidos, tudo em estufas cobertas, em espaço muito tranquilo inclusive para as crianças praticarem a colheita da uva.Ainda nas estudas, um corredor suspenso, em que os turistas podem passear, provando de uvas, sentindo o aroma e ao final do túnel um belvedere com vista para matas, lavouras e um rio que corta a propriedade em uma paisagem muito bonita.O empreendimento será mais uma atração da Rota das Terras Encantadas, que envolve as visitações turísticas na região do Alto Jacuí.
A cantina
A cantina dá acesso ao corredor de parreiras e ao belvedere. No local, diversos tipos de bebidas, petiscos e com agendamento, almoço e jantar de sexta à domingo, pelo fone 54 9 9950 9699 com Giovana. A culinária predominante é a italiana, com vários tipos de massas, saladas e variedades da culinária típica. A cantina acolhe até 90 pessoas. O projeto da cantina é assinado pelo Arquiteto Vinícius Savi, de Passo Fundo.
Como chegar:
Para quem vai de Espumoso são carca de 14 quilômetros da área urbana pela ERS 332, há um quilômetro da comunidade de Volta Alegre, acesso à direita por estrada de chão, mais 2 km. A estada está em boas condições. Já para quem chega da região de Soledade, um quilômetro após a comunidade de Volta Alegre, acesso à esquerda. Existe uma placa no local indicando o Valle da Niágara.