A missão oficial do governo gaúcho na Ásia terminou nesta terça-feira (26/11) com a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na China International Supply Chain Expo (Cisce), em Pequim. O evento, voltado à cadeia de suprimentos, é considerado um dos maiores do mundo. O governador Eduardo Leite liderou a inauguração do espaço, que apresenta as potencialidades gaúchas em setores estratégicos como agronegócio, energia renovável, tecnologia e infraestrutura.
O estande do Rio Grande do Sul é o único de um Estado brasileiro na feira e foi projetado para destacar as vantagens competitivas do Estado, com painéis interativos, materiais audiovisuais e a presença de representantes do governo e do setor privado. Durante a cerimônia de abertura, o governador reforçou o papel da Cisce como uma plataforma para atrair investimentos e fortalecer laços comerciais.
“Estar na Cisce é uma oportunidade para conectar o Rio Grande do Sul ao mercado global, promover e consolidar parcerias estratégicas. O Brasil e a China já têm uma relação forte, e queremos que o nosso Estado esteja também mais fortalecido nessas conexões”, destacou Leite.
No primeiro dia da feira, a comitiva realizou reuniões bilaterais com representantes de empresas chinesas para apresentar projetos como a expansão de parques eólicos no litoral gaúcho e o fortalecimento da cadeia de exportação de grãos e carnes.
Mais tarde, o governador fez uma apresentação sobre o Estado no evento oficial na província de Hubei, destacada por sua liderança em inovação tecnológica, desenvolvimento urbano e agricultura sustentável. O encontro foi acompanhado por uma plateia de centenas de pessoas e teve a presença do governador de Hubei, Wang Zhonglin. A província chinesa tem um protocolo de irmandade firmado com o Rio Grande do Sul.
A comitiva gaúcha desembarca em Porto Alegre a partir de quinta-feira (28/11). Integraram a missão oficial na China os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Clair Kuhn (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
gov do RS