Nesta sexta-feira (31/3), último dia do South Summit Brazil, o vice-governador Gabriel Souza e o economista Aod Cunha realizaram um bate-papo no RS Innovation Stage sobre capital humano. Eles defenderam os investimentos em educação e inovação como chave para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
“A inovação e a educação são termos sinônimos quando falamos em capital humano. Sem investimento neste último, que é o nosso bem mais precioso, teremos dificuldades de sermos competitivos no Brasil e no mercado internacional”, defendeu o vice-governador. Gabriel complementou que o Estado vive um momento de transição na sua demografia, que impacta diretamente a produtividade e o crescimento. “Com menos pessoas economicamente ativas, precisamos de uma mão de obra mais competitiva, eficiente e qualificada. E isso começa com a primeira infância, fase da vida mais importante para o desenvolvimento cognitivo”, ressaltou Gabriel.

Aod contextualizou que, nos últimos 30 anos, o Brasil cresceu cerca de 2% ao ano, sendo que 1,5% foi em força de trabalho e 0,5% em produtividade. Com as mudanças no perfil demográfico, o crescimento do país e do Estado está diretamente relacionado ao segundo quesito. “A nossa demografia não irá mais ajudar no crescimento. E de onde, então, ele virá? Do aumento da produtividade, que só acontece com qualificação e investimentos no capital humano”, explicou Aod.
O economista argumentou ainda que nenhum país consegue passar dos 50, 60 mil dólares per capita sem ter feito uma transformação educacional. “Pais com acesso ao ensino de qualidade darão prioridade para a educação dos seus filhos. Então, precisamos de um esforço geracional para que possamos preparar e qualificar melhor nossas crianças e nossos jovens”, argumentou Aod.
Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Secom