Tempo de leitura: 1 minuto

A experiência de Israel com irrigação foi uma das pautas da reunião entre o vice-governador Gabriel Souza e a consulesa para assuntos econômicos e chefe da missão econômica de Israel em São Paulo, Yarden Yiftach, realizada na tarde de terça-feira (7/2). Eles discutiram ainda as iniciativas de colaboração entre o Rio Grande do Sul e o país, do agronegócio à inovação.

Para Gabriel, há muito a aprender com os sistemas utilizados por Israel para resolver os problemas ocasionados pela falta de chuva. “É um tema que muito nos interessa para reduzirmos os danos da estiagem que enfrentamos anualmente e que tanto impacta nossos produtores e nossa economia. E é uma prioridade para nosso governo buscar parcerias e tecnologias para ampliarmos as condições para a agricultura gaúcha”, disse.

Até o momento, 260 municípios gaúchos declararam situação de emergência. Desses, 252 já têm Decreto de Situação de Emergência e 125 receberam a homologação por parte dos governos estadual e federal.

O governo gaúcho realizou uma missão em Israel em novembro passado para conhecer novas tecnologias que buscam a sustentabilidade ambiental produtiva, além de pesquisas em culturas agrícolas e irrigação. O país é reconhecido mundialmente por suas técnicas avançadas e inovações em agrotecnologia, aperfeiçoadas devido à necessidade em superar a escassez de recursos naturais.

“Israel é um país bastante estratégico em termos de inovação, ciência e tecnologia para o Rio Grande do Sul, e fortalecer nossa parceria e possibilidades de colaboração é fundamental para seguirmos avançando”, afirmou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

Feiras do agro e de inovação

O Consulado Israelense no Brasil já confirmou presença na segunda edição do South Summit, que acontecerá entre 29 e 31 de março no Cais do Porto, em Porto Alegre. Segundo a consulesa, sete empresas israelenses farão parte da feira e o vice-governador estendeu o convite ao órgão.

“Podemos trabalhar para fomentar e aproximar a participação das nossas empresas, discutirmos acordos bilaterais de inovação e propiciar um capital de negócios entre os dois países”, afirmou Yarden.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, aproveitou a ocasião para articular a participação de Israel em outras feiras e eventos importantes do calendário gaúcho, como a ExpoDireto, a Expointer e a Expoagro Afubra. “Temos oportunidade de aproximar nossas relações e trocar experiências, especialmente na área da inovação com foco na agricultura e, em especial, na irrigação. O país tem muita tecnologia avançada na área e podemos construir essa aproximação. Também queremos organizar uma missão gaúcha para participar da Agritech”, disse Polo, referindo-se à feira israelense considerada uma das maiores do mundo com foco no agronegócio.

Também participaram do encontro o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Marcio Madalena; o chefe de Inteligência e Novos Mercados da pasta, Joel Maraschin; e a equipe do Gabinete de Projetos Especiais do gabinete do vice-governador, responsável pelos projetos estratégicos do governo do Estado, como o South Summit Brazil.

Texto: Juliane Soska/GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom

FONTE: Gov do RS

Compartilhe também no:

PUTINGA | Vereadora participa do Encontro Nacional de Legislativos Municipais

Artigo anterior

Is Chatzy Com Safe? Chatzy Reviews & Security Verify Wot Net Of Belief

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.