Tempo de leitura: 2 minutos

O empresário proprietário da empresa Capaz, colorado fanático, casado e pai de três filhos, Juliano Pazinato, foi eleito recentemente o vice-prefeito de Espumoso, ao lado de Gerson Lopes Rodrigues Machado.

Nascido e criado no município, ele deixou sua terra natal somente para estudar. “Sempre voltei às minhas origens. Minha família provém do agronegócio, por isso, optei por cursar agronomia. Depois de formado, em seis meses já comecei a investir na propriedade familiar e acabei me tornando sócio do meu pai na lavoura. Sempre acreditei no agro e em Espumoso. Jamais imaginei minha vida se desenhando fora daqui”, iniciou. 

“E neste ano tive o desafio de me envolver na política, sendo que em 2022 tomamos a decisão de criar o PL em Espumoso, sendo este partido efetivado no final de 2023. Criamos uma diretoria, validamos o partido e passamos a mostrar que tínhamos uma visão diferente. Muitas pessoas foram se aproximando e acabamos criando um partido que seis meses depois de nascer já tinha candidato a prefeito, a vice e vereadores. Nos aproximamos do Progressistas e do MDB, e começamos a construir a viabilidade de uma candidatura única, que congregasse os interesses dos três partidos. Foi uma felicidade lograr êxito, pois as pessoas acreditaram naquela ideia que apresentamos, nos deram a responsabilidade de ingressar na prefeitura e provar que é possível mudar a maneira de governar”, acrescentou.

Pazinato diz conhecer todas as regiões do município, inclusive locais que demandam de uma atenção especial. “Já integrei e auxiliei várias entidades e isso me levou a conhecer muitas comunidades. E ao passar por muitos locais durante a campanha, sentimos que representávamos para muitas pessoas, uma esperança. Prova disso foi o resultado nas urnas. Percebemos, que os bairros, por exemplo, não são muito bem assistidos. Vimos muitas deficiências, muitas falhas, e fomos eleitos para tentar mudar algumas realidades e tentar entregar mais, dar à essa população oportunidades”, disse.

De forma breve e geral, ele cita algumas metas da gestão eleita. “Temos o objetivo de logo teremos um parque de máquinas na metade sul, na localidade do depósito; definiremos as estradas prioritárias e trabalharemos nelas; vamos assistir melhor o homem do campo, sendo que teremos um engenheiro agrônomo como secretário de Agricultura e ele será responsável por garantir linha de leite para os produtores; vamos oferecer oportunidades para as empresas locais a fim que possam ampliar seu número de colaboradores e retorno ao município; reformar nosso Plano Diretor e assim atrair mais investimentos por Espumoso ser uma cidade organizada; queremos enxergar o esporte como um todo; atuar em prol da cultura, enfim”, citou.

Saúde

O vice-prefeito eleito, elenca alguns pontos que podem ser melhorados. “Em relação à saúde, acredito que o interior deve ser melhor assistido e voltar a atuar com Unidades de Saúde. Quanto à cidade, muitos trabalham fora durante o dia e quando chegam em casa se deparam com um problema de saúde de um filho ou outro ente familiar. Assim, acabam se deslocando para o hospital, e ali acaba aglomerando muita gente. Às vezes vemos pessoas que têm que ficar aguardando atendimento por horas. Pensando nisso, queremos trazer para Espumoso o terceiro turno em uma das Unidades de Saúde, o que desafogaria um pouco o hospital, permitindo a ele um melhor atendimento”, colocou.

Questionado sobre a situação do Hospital Notre Dame São Sebastião, que anunciou doação para a rede São Camilo, ele explicou: “Acho que o hospital começou a ficar sobrecarregado e caro. Além do mais, a entidade se viu num momento onde os outros hospitais regionais cresceram por meio de investimentos, e aqui não houve o aporte necessário. O hospital não foi vendido, foi doado, é importante esclarecer. Vamos torcer para que o hospital consiga, com essa nova administração, ser melhor ainda”, falou. “O hospital existe há 85 anos, tem uma estrutura maravilhosa e quem sabe, com a visão de uma empresa que tem uma especialidade maior no atendimento de pacientes, consigamos um dia ter UTI em Espumoso, bem como atrair novos serviços e profissionais. Nós faremos a nossa parte enquanto gestores”, completou.

Educação

Pazinato vê a educação como um desafio. “Venho de uma época onde a relação do aluno com o professor era totalmente diferente, bem como a relação dos pais com seus filhos. Hoje vemos evasão escolar, crianças que vão para a escola, mas não têm interesse nenhum. Precisamos criar gatilhos para que essas crianças sejam atraídas, seja por meio do esporte, do teatro, enfim. As oportunidades de emprego que serão oferecidas no futuro para essas crianças, estão ligadas diretamente ao grau de conhecimento que elas tiveram. Eu e o prefeito eleito, temos o sonho de trazer para Espumoso uma qualificação melhor para os jovens por meio de uma escola técnica, para serem bons naquilo que fazem. Ainda, queremos oportunizar cursos técnicos aos adultos a fim de melhorar a qualificação da nossa mão de obra”, revelou.

Empregos

Ele destaca não acreditar no assistencialismo e sim na oferta de oportunidades. “Não podemos oferecer cargos para resolver o problema de falta de emprego na nossa cidade. Temos que oferecer meios para que o setor privado gere empregos. Temos que ajudar a qualificar as pessoas”, disse.  Segundo ele, a próxima gestão deve atuar com cerca de cem pessoas a menos do que atualmente. “Ou seja, vamos diminuir os CCs. Vamos trazer sim um quadro de secretariado que vai surpreender positivamente, vamos melhorar o nível salarial dos funcionários públicos, mas estes vão ter que fazer entregas, caso contrário, serão substituídos. Ninguém está dentro da prefeitura para fazer favor, os funcionários públicos são pagos para bem atender os munícipes. O mesmo ocorre comigo e com o prefeito eleito. Não colocamos nossos nomes à disposição para concorrer por uma necessidade ou ambição pessoal, mas sim porque queremos fazer diferente”, pontuou.

Sobre a divisão de poderes entre Progressistas, PL e MDB, ele comenta: “Os três partidos farão parte do governo, terão secretarias, enfim. Não haverá dificuldades, pois nossa visão é a mesma”, salientou e seguiu falando sobre a transição. “Deveremos iniciar a transição a partir do dia 15 de novembro e acredito que ela vai ocorrer de uma boa forma”, falou.

Pazinato também revelou que além de ser vice-prefeito, ocupará uma secretaria. “Mas pelo menos um turno por dia estarei na prefeitura ajudando a fazer gestão. Quero ainda colaborar com nossos vereadores, sendo que tivemos a felicidade de eleger cinco, sendo três do Progressistas e dois do PL, o que nos ajudará bastante na administração”, destacou.

Ao fazer suas considerações finais, ele pediu um pouco de paciência por parte da população. “Acredito que os primeiros três meses de gestão serão de aprendizado, para entendermos como funciona a máquina pública, elencar as prioridades, enfim. Acredito que a partir do segundo semestre já teremos Espumoso caminhando no sentido do que queremos. Nós estamos aí para somar. As pessoas serão ouvidas e assim teremos uma chance muito maior de acertar. Não seremos os senhores da razão. Convidamos todos os espumosenses a virem conosco para que a partir de 01 de janeiro façamos um grande governo e um grande futuro para nossa cidade”, finalizou.

QR Code

https://www.facebook.com/100064032522842/videos/542489561742449

Compartilhe também no:
ROGER CUNHA NICOLINI

Sérgio da Rosa participa de coletânea que será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre

Artigo anterior

25.a CRE de Soledade realizou Etapa Regional da II Mostra Científica

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.