Tempo de leitura: 1 minuto

Desde segunda-feira, 24, os endividados que preferem atendimento presencial podem descobrir, em qualquer agência dos Correios, quais os débitos estão com descontos especiais na plataforma Serasa Limpa Nome. O mutirão nacional de combate à inadimplência recebe o reforço dos Correios, que se une à Serasa, Febraban e mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99%, parcelamento de até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score na hora.

Os consumidores endividados no Rio Grande do Sul podem consultar e negociar débitos gratuitamente em qualquer uma das 884 agências do Rio Grande do Sul até 31 de março. Sem qualquer cobrança de taxa, as dívidas podem ser visualizadas no guichê de atendimento. Basta que o titular apresente um documento oficial com foto para conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja pagar e decidir entre quitar à vista ou parcelar.

No país, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas por bancos, financeiras, empresas de telefonia e internet, lojas e varejo, faculdades e concessionárias de contas básicas, como água, energia e gás. No Rio Grande do Sul, há um total de 25 milhões de dívidas com percentuais de descontos concedidos especialmente para este Feirão.

“A parceria com os Correios, que tem agências em todos os municípios do país, permite que consumidores menos digitalizados ou aqueles que não renunciam ao atendimento presencial tenham a oportunidade de visualizar dívidas e avaliar a possibilidade de pagar cada uma delas”, diz Thiago Ramos, especialista em educação financeira que estará na Agência de Correios Partenon.

O endividamento no Rio Grande do Sul:

  • 40,87% da população gaúcha adulta está inadimplente; a média brasileira é de 45,94%.
  • Cada endividado no estado tem, em média, 4 dívidas.
  • RS tem 3,6 milhões de CPFs com contas atrasadas: 4 em cada 10 adultos.
  • Total somado das dívidas no estado é de R$ 21,3 bilhões
  • Endividamento médio dos consumidores chega a R$ 5.900.
  • Faixa etária de maior endividamento: 34% entre 41 e 60 anos.
  • O segmento de bancos e cartões figura como o maior motivo de inadimplência (30,46% das dívidas).
  • Segundo pesquisa da Serasa, gastos inesperados (22%) aparecem como principal motivo do endividamento no estado, seguido pelo desemprego (18%).
  • Compras de supermercado (alimentos) aparecem como principais gastos no cartão de crédito do gaúcho, representando 57% do total.
  • 38% dos endividados no Rio Grande do Sul têm dívidas há mais de dois anos.
  • No Rio Grande do Sul, 38% já contrataram empréstimo para pagar contas básicas de água, luz e gás.
  • 39% dos gaúchos acreditam que vão conseguir pagar suas dívidas.
  • Na região Sul, 23% dos consumidores endividados estão buscando por negociação de dívidas em prol da estabilidade financeira.

Feirão Serasa limpa nome

Atendimento presencial ao consumidor nos Correios

  • Data: de 24 de fevereiro a 31 de março de 2025
  • Local: todas as Agências dos Correios do país

A Hora

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

ARVOREZINHA | Cumprimento de prisões preventivas de dois indivíduos

Artigo anterior

Com aumento de 70%, RS Innovation Stage recebe mais de 360 propostas de temáticas para o South Summit Brazil

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.