Com 36 metros de comprimento, 13 de largura, 40 centímetros de calado e capacidade para transportar até 330 toneladas, a balsa que fará a travessia no Rio Taquari, ligando os municípios de São Valentim do Sul (Distrito de Santa Bárbara) e Santa Tereza, continua o deslocamento mesmo após a constatação de irregularidades por policiais do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, de Estrela, e uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de Porto Alegre.
No desenvolvimento da “Operação Força Total”, a fiscalização verificou na terça-feira, dia 16 de janeiro, que a balsa não tinha licença ambiental para navegar e utilizar uma retroescavadeira para a passagem nos trechos mais críticos do Rio. A intervenção, conforme os policiais, interfere na reprodução dos peixes que sobem o leito e encontram-se no período de defeso.
Diante das irregularidades, os policiais confeccionaram um Termo Circunstanciado (TC) aos responsáveis. A expectativa é que esteja em operação, oportunizando a travessia dos veículos entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, no dia 20 de janeiro.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Tempo de leitura: 1 minuto