Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Eduardo Leite participou nesta sexta-feira (8) da inauguração oficial da estrada de acesso ao monumento do Cristo Protetor, em Encantado, seguida de um ato simbólico com o plantio de uma oliveira centenária. O plantio da árvore representa a gratidão ao município de Encantado, aos doadores simbólicos e a todo o trabalho voluntário da comunidade que colaborou na construção do Cristo Protetor, a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE).

O ato também celebra o aniversário de 110 anos da cidade de Encantado, que será comemorado em 31 de março de 2025. Conforme o presidente da associação, Robison Gonzatti, no contexto bíblico, as oliveiras carregam simbolismos profundos, representando paz, prosperidade, longevidade e a presença divina.

 

Durante o evento, o presidente da entidade também divulgou oficialmente a data de inauguração do Complexo Cristo Protetor. “É uma grande alegria podermos anunciar essa data de 6 de abril de 2025 como a inauguração do Complexo do Cristo Protetor aqui em Encantado. É uma data de profunda importância para a Associação Amigos de Cristo e para toda a comunidade de Encantado, do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. Foi nessa data, em 2021, no auge da pandemia, que nossa comunidade demonstrou força, união e esperança. Naquele momento, naquele instante, vimos os braços e a cabeça do Cristo Protetor serem erguidos aos céus. Uma linda imagem que percorreu o mundo levando fé, devoção e gratidão para além das nossas fronteiras”, destacou.

Questionado sobre a inauguração, o governador disse que já colocou a data em sua agenda e, portanto, estará presente em Encantado. Além disso, Eduardo Leite destacou a representatividade que o Cristo Protetor tem para a região e para a economia do turismo religioso no Rio Grande do Sul. “Um monumento que representa a fé do povo gaúcho, e também, a partir dessa pavimentação que está sendo entregue, o Governo do Estado participou, colocou R$ 4 milhões para ajudar a viabilizar essa obra no acesso, entendendo que, a partir desse monumento, há a oportunidade de fortalecer o turismo na região, que se preparou, se organizou e se mobilizou.”

Estrada que dá acesso ao Cristo Protetor de Encantado (Foto: Nícolas Horn)

 

O santuário do Cristo Protetor está em fase de conclusão e conta com uma área de 12 mil metros quadrados, incluindo bilheterias, sanitários, praça de alimentação, lojas, elevador de acesso ao coração da estátua e uma capela toda envidraçada em meio à mata nativa.


Governador descarta ida à Expovale

Questionado sobre comparecer à Expovale + Construmóbil, que acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, com abertura nesta quinta-feira (7), o governador disse que “infelizmente, não poderá comparecer”.

“Não vou conseguir estar nesta edição. Tentei me organizar para isso, mas tenho uma missão internacional que acabou pressionando a agenda. Também antes da saída e depois já vou viajar. Mas quero destacar que essa região tem uma prosperidade admirável na região dos Vales aqui no nosso Estado e que merece todo o apoio, todo incentivo. Estamos organizando ações importantes, não apenas do lado da reconstrução daquilo que foi atingido pelas enchentes. As casas provisórias já foram instaladas, as casas definitivas já começam a ser construídas, mas também investimentos”, destacou.

 

fonte: Grupo A Hora
Compartilhe também no:

PUTINGA | Prefeito convoca sessão extraordinária para votação de dois Projetos de Lei

Artigo anterior

ITAPUCA | “Estamos em busca de mais recursos”

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.