Tempo de leitura: 1 minuto

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac) localizada em Porto Alegre, será reaberto ao público em 20 de agosto, após permanecer fechado por dois meses em virtude das cheias que assolaram o Estado em abril e maio. O AHRS retorna com seu espaço para pesquisas, mediante agendamento.

Apesar dos danos no térreo do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, edificação onde se encontra o Arquivo Histórico e que ficou inundada por cerca de 30 dias, o acervo e as dependências do AHRS não foram impactados pela enchente. A instituição localiza-se no segundo andar do prédio. A equipe técnica do Arquivo contribuiu com uma força-tarefa do Memorial, nos últimos dois meses, para que as instalações do prédio estivessem em condições de voltar a receber o público.

“Quando conseguimos retornar, no mês de junho, nossa preocupação maior era com a extrema umidade do ambiente. Assim, desde então, nos dedicamos à conservação e preservação do acervo”, explica a diretora do AHRS, Ananda Simões Fernandes. “Agora, passados dois meses, estamos prontos para reabrir e atender à grande demanda de pesquisadores que buscam por nossa documentação.”

Em consequência dos danos provocados pela água, a energia do prédio continua sendo fornecida por gerador, com acesso ao arquivo somente pelas escadas do primeiro andar.

O Arquivo Histórico conta com um acervo de mais de 10 milhões de documentos, sendo uma das principais fontes de conjuntos documentais e memória do Rio Grande do Sul. Na instituição também são realizadas exposições.

As pesquisas no acervo irão funcionar de terça a quinta-feira, das 13h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. A comunicação com a instituição, neste momento, é apenas via internet. O acesso à documentação é gratuito.

Texto: Gabriel Maciel/Ascom Sedac
Edição: Secom
 

gov do RS

Compartilhe também no:

Fórum da Comarca de Guaporé realiza nesta quarta-feira o julgamento de Anderson Alves Mingola, ele é acusado de matar a ex-companheira Daniele dos Santos Camargo

Artigo anterior

Governo do RS arrecada R$ 4,5 bilhões de ICMS em julho de 2024

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.