No Mate Papo da noite de terça-feira, 12, o jornalista Roger Nicolini conversou com os vereadores eleitos pelo PL, Denner Senhor, com 408 votos e Odirlei Comin, com 398 votos. Eles, que a partir de 2025, serão vereadores da situação, com o novo prefeito Gerson Machado (PP) e Juliano Pazinato (PL), destacaram seus pensamentos sobre política, histórias de vida e o que pensam em trabalhar para o município como legisladores.
Denner Senhor, de 41 anos, é natural de Espumoso. Com 6 anos, perdeu seu pai e ao lado de sua irmã foi criado pela sua mãe em Fontoura Xavier. Com 17 anos, voltou para Espumoso em busca de oportunidades e passou a trabalhar na área de mecânica, sendo que, recentemente, passou a ter seu próprio negócio. No esporte, chegou a tentar se firmar na escolinha do Juventude de Caxias do Sul, mas sem condições acabou retornando e de time em time foi goleiro de vários clubes da cidade e interior de Espumoso, destacando-se e ganhando vários títulos.
Odirlei Comin, 46 anos, tem sua família residindo na comunidade do Alto Tigreiro. Seu pai atualmente 87 e sua mãe com 83 anos de idade. O apelido violeiro veio aos 13 anos de idade, quando nas missas gostava mais de entoar os cânticos do que da função de coroinha. Aos 21 anos, passou a ser motorista de caminhão e viajou por 23 estados do Brasil, até o ano de 2020, quando retornou a Espumoso após a morte de sua esposa, a fim de ficar ao lado de seus filhos e sua família. Por ser motorista, viu vários perigos na estrada e se diz preocupado com a imprudência de quem trafega. Entende que as pessoas precisam ser melhor educadas no sentido de entender seu espaço e suas responsabilidades na estrada e que todos os motoristas, independente do veículo que dirigem passem pelo exame toxicológico destinado aos transportadores de carga.
Sobre política, Denner disse que atuou mais nas entidades, como a Associação Ortopédica da qual é presidente. Foi filiado ao PDT e saiu por divergências de opinião. O convite para o PL veio quando o partido foi estruturado e diz que entende a política como um espaço para ajudar as pessoas, sendo um elo de ligação da população e fiscalizando o Poder Executivo. Já Odirlei disse que a movimentação pela fundação do PL definitivamente em Espumoso, veio após as eleições de 2022 e que compreendia que a mudança era importante após 8 anos da atual gestão. Para ele, o político tem de ser um ouvinte a fim de entender as necessidades dos cidadãos.
A respeito da Câmara, Denner afirma que irá cumprir seu mandato, uma vez que entende que se preparou para ser vereador. Odirlei também afirmou que pretende estar no legislativo, sendo que caso a administração entenda que ele possa contribuir em alguma função estará pronto para assumir. Informaram que recentemente através do vereador Jadir de Oliveira encaminharam ofícios aos deputados federais do PL em Brasília e que a primeira suplente, Marina Machado terá a oportunidade de assumir por alguns períodos o mandato na Câmara e estará juntamente com a bancada ajudando na medida de suas possibilidades.
Confira aqui no QR CODE a entrevista completa.
https://www.facebook.com/100064032522842/videos/507701712417293