Tempo de leitura: 1 minuto

Candidatos com dislexia podem fazer a prova teórica para a Carteira Nacional de Habilitação com o auxílio de um software de leitura a partir desta quinta-feira (8/2). A ferramenta, que realiza a leitura em voz alta do texto apontado com o cursor, estava em testes desde novembro de 2023 e foi aprovada para uso em todos os Centros de Formação de Condutores no Estado.

Com a nova tecnologia, candidatos que tiverem registrado “dislexia” no exame de aptidão fisica e mental podem fazer a prova teórica com o software, mediante apresentação de laudo ao médico perito. Fica dispensado, assim, o acompanhamento de um examinador do DetranRS para fazer a leitura do exame, e o candidato pode realizar a prova teórica no dia e na hora que preferir. O direito a tempo dobrado para o exame segue garantido.

Como o uso de fones de ouvido é proibido, o candidato deverá estar sozinho em sala com o monitor. É possível realizar a repetição das frases da prova quantas vezes forem necessárias, dentro do tempo permitido. Além disso, poderá ser realizada uma simulação com o uso do software para que o candidato conheça e entenda a dinâmica do aplicativo.

A adoção do software é mais uma medida do DetranRS para garantir acessibilidade e inclusão. “Trata-se de uma ferramenta importante para ajudar candidatos disléxicos a compreenderem as questões da prova. O DetranRS quer avaliar se o candidato conhece as normas de trânsito para poder circular com segurança, e a nova ferramenta permite isso”, explica o chefe da Divisão de Exames, João Jardim.

“Os Centros de Formação de Condutores que participaram dos testes gostaram muito da ferramenta. Além de agilizar o atendimento, permite-se que o candidato ouça a questão quantas vezes necessitar. Com o acompanhamento de um servidor, muitos ficavam constrangidos em pedir para repetir a leitura”, conta a coordenadora dos Exames Teóricos, Paula Licht.

Texto: Ascom DetranRS
Edição: Secom

gov do rs

Compartilhe também no:

MUÇUM | Prefeito está em Brasília desde a segunda-feira (5), participando de audiências em diversos setores e gabinetes

Artigo anterior

Campanha Sicredi Futuro é apresentada novamente para a região

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.