O desenvolvimento da região frente às possibilidades ligadas ao turismo também traz preocupações quanto à segurança. É com esta justificativa que os vereadores Joel Bottoni (PSDB) e Edegar Bizarro (PDT) – que assumiu como suplente na última semana, formalizaram indicação para buscar o estabelecimento de uma unidade do Batalhão de Policiamento em Área Turística (BPAT) em Encantado.
A indicação foi repassada pelo vereador suplente e Tenente da Brigada Militar, Edegar Bizarro, diretamente ao prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e ao prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Alta do Vale do Taquari (AMAT). Os gestores receberam com atenção a sugestão, que agora deve ser apresentada via ofício aos demais prefeitos, que poderão estudar as alternativas antes da conclusão do documento que posteriormente será enviado ao Governo do Estado.
Se a resposta for favorável, o Batalhão terá Encantado como sede principal e os municípios próximos como extensão de atendimento. Entre os principais benefícios da iniciativa está o aumento do efetivo policial na região. “Quando falamos em aumento de profissionais também estamos falando em ampliar recursos e equipamentos”, argumenta o Tenente Edegar.
Ele explica que a sugestão levou em conta o aumento expressivo de visitantes registrados, especialmente depois da construção do Cristo Protetor. “É justo que as pessoas que nos visitam tenham acesso a uma região segura e preparada no que se refere ao policiamento. E a equipe do BPAT, que possui especialização neste tipo de atendimento, certamente viria para somar”, ressalta.
Existe, ainda, a possibilidade de ser criada uma patrulha rural como extensão ao policiamento turístico, fazendo com que o interior dos municípios também seja contemplado pelo atendimento do efetivo. “É uma possibilidade, caso nossa proposta seja acolhida. Torcemos pelo melhor, por isso contamos com autoridades, empresários e a sociedade para que nossos políticos sejam sensibilizados e que esta iniciativa possa sair do papel”, espera Edegar. O Batalhão de Policiamento em Área Turística já existe na serra e no litoral.
fonte: Vale de Informações