Tempo de leitura: 1 minuto

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Energia (DE), lançou, na tarde desta segunda-feira (15/4), o Painel de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul.

Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar é a segunda fonte em capacidade instalada no Estado, cerca de 3GW, ficando atrás somente da energia produzida pela força da água.

“Atualmente, somos o terceiro em potência instalada no país, e queremos manter o setor elétrico informado sobre a nossa evolução na produção de energia solar. Estamos prestando um retorno à sociedade, com dados relevantes para a utilização de outras frentes”, afirmou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

No encontro virtual, o assessor técnico do Departamento de Energia, Gustavo Machado, apresentou a nova ferramenta interativa, desenvolvida pelo DE, por intermédio da plataforma Microsoft Power BI. O site proporcionará à sociedade gaúcha acesso às informações da potência instalada em KW.

Na plataforma, é possível acessar um mapa interativo que informa qual a potência instalada de cada município gaúcho, discriminando-a conforme o porte das respectivas regiões. Também está disponível o número de instalações, a quantidade de unidades consumidoras atendidas e a apresentação das classes de consumo divididas em sete categorias: residencial, industrial, comercial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública.

Os dados estão em conformidade com as informações prestadas pela Aneel e terão atualizações semanais.

Painel da Geração Distribuída Fotovoltaica

Texto: Ascom Sema
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Compartilhe também no:

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

Artigo anterior

GUAPORÉ | Projeto Petrus Social Skate desenvolvem atividades para crianças

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.