Tempo de leitura: 1 minuto

Começou, nesta segunda-feira (22/4), o I Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. O evento segue até quarta-feira (24/4) no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca, e reúne diversos agentes públicos e especialistas com o objetivo de debater políticas sociais para o Estado. O encontro é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial).

Durante a cerimônia de abertura, o governador em exercício Gabriel Souza ressaltou que as políticas públicas em andamento no Executivo estadual, sob a condução da Sedes, são fundamentais para a garantia de dignidade e oportunidade para todas as pessoas. “Precisamos ter mecanismos e ações que permitam que o Estado possa auxiliar quem mais precisa, de maneira a recuperar a dignidade daquela pessoa, para que ela possa viver a sua vida de maneira plena. Nossa gestão acredita muito na importância de termos uma sociedade mais justa, que promova a igualdade e combata a desigualdade a partir da geração de oportunidades”, destacou Gabriel.

“Esse evento foi pensado para que todos nós, juntos, pudéssemos debater e propor transformações na Política de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. As soluções para os problemas passam pela qualificação e pela organização das nossas equipes e gestores municipais”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

A secretária de Assistência Social do município de Santo Antônio das Missões e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS), Priscila Nunes, destacou que o encontro atende a uma demanda antiga dos municípios por mais ações de qualificação. “Quem cuida de quem cuida? É isso que o seminário está fazendo: cuidando de quem trabalha todos os dias na ponta”, avaliou.

“Nós, gestores, sabemos como é importante qualificar nossas equipes e termos a oportunidade do aprimoramento do trabalho. A troca de experiências é fundamental para melhorarmos muitas políticas públicas nos nossos municípios”, disse o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura os presidentes da Fundação de Proteção Especial (FPE), Jones Martins, e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders – Acessibilidade e Inclusão), Marquinho Lang, além da promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Cristiane Corrales, e da secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elisabeth Jucá, entre outras autoridades.

A programação do seminário prevê uma série de palestras sobre temas relacionados à área social. Os participantes também puderam se inscrever em diversas oficinas. As atividades serão conduzidas por membros da equipe técnica da Sedes, além de gestores públicos, autoridades e especialistas convidados de várias partes do país. Algumas das apresentações devem ter transmissão on-line com intérprete de libras.

O evento conta com o apoio promocional da FPE, da Faders – Acessibilidade e Inclusão e do Coegemas/RS.

Programação completa

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Movimento Tradicionalista Gaúcho anuncia os nomes dos novos peões eleitos no RS

Artigo anterior

GUAPORÉ | SAMU, Bombeiros e Brigada Militar atendem atropelamento na ERS-129

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.