Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Estado realizará uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. As atividades reforçarão a importância da garantia dos direitos da mulher, do combate à violência e da igualdade de gênero. A programação prevê, entre outros destaques, a inauguração do novo Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo (CRM), em Porto Alegre.

A cerimônia ocorrerá na sexta-feira (8/3), às 16 horas, e contará com a presença do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabricio Peruchin. O novo centro está localizado na rua Miguel Tostes, 823, bairro Rio Branco.

No centro de referência, serão realizados diversos tipos de atendimentos voltados ao acolhimento de mulheres em situação de violência. O serviço vinha sendo ofertado, temporariamente, no subsolo do estacionamento do Centro de Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Durante a cerimônia, será entregue o Ônibus Lilás, que estava sendo reformado. O veículo é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, permitindo o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência em outros locais do Estado.

A SJCDH vai realizar outras atividade em alusão à data. Nesta quarta-feira (6/3), às 13h30, haverá uma roda de conversas no Centro da Juventude da Cruzeiro, em Porto Alegre. A iniciativa contará com a presença da palestrante Dolores Silveira, representante da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil.

No encontro, serão debatidas questões importantes e inspiradoras que permeiam o universo feminino. Além disso, serão ofertados os seguintes serviços: corte de cabelo, fotos para documentos, esmaltação de unhas, maquiagem e auxílio para confecção de currículos.

Outras ações

RS Seguro

Dentro da programação do mês da mulher, o governo do Estado lançou a segunda edição do Selo EmFrente, Mulher. As inscrições seguem até 31 de março. Podem se inscrever as empresas com regularidade fiscal e trabalhista do Estado e que comprovem, por meio do envio de documentação, que desenvolvem ações e programas de valorização e fortalecimento dos direitos das mulheres.

A iniciativa é do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, ligado ao Gabinete do Governador, como parte do programa RS Seguro. O Comitê é composto por todos os Poderes e diversas instituições.

O selo foi lançado em 2023, com o objetivo de aumentar o engajamento das empresas em defesa dos direitos das mulheres. No ano passado, 13 empresas foram contempladas com a certificação.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo

A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) realizará, nesta quarta-feira (6/3), o evento Sobre elas – uma análise sobre o aprisionamento feminino no Rio Grande do Sul. No encontro, que ocorrerá das 10h às 16h, no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre, será lançado um painel com dados e informações sobre as mulheres privadas de liberdade e um Guia das mulheres privadas de liberdade e egressas, com tópicos sobre os direitos e deveres desse público.

Secretaria de Turismo

A Secretaria do Turismo  vai promover um bate-papo com o tema Protagonismo feminino: deixe a sua marca e faça a diferença, acompanhado de um café da manhã para as servidoras da pasta. O evento ocorrerá na Sala Bah, no 19º andar do Caff, das 10h às 11h.

Secretaria da Segurança Pública

A Polícia Civil promoverá, na quinta-feira (7/3), às 14h, no auditório do Palácio da Polícia Civil, a palestra Falas Poderosas – Mulheres que Inspiram, destinada a policiais mulheres e convidadas.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

Haverá homenagem às mulheres durante a 24ª Expodireto Cotrijal, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Será na sexta-feira (8/3), das 9h às 10 horas, na Casa da Família Rural. A feira vai até o dia 8, no município de Não-Me-Toque.

Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade

O Ônibus Lilás fará parte das ações sociais que farão parte do South Summit Brazil (SSB), entre 20 e 22 de março. Sob a coordenação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, o ônibus estará presente no Night Summit, eventos noturnos que ocorrem durante o SSB, incluindo ações artísticas, culturais e musicais. Além disso, a secretaria participa da entrega simbólica de absorventes biodegradáveis confeccionados por apenadas gaúchas, ação coordenada pela SSPS.

Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura

A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura promove na sexta-feira (8/3), às 14h o webinar As lutas históricas, os desafios contemporâneos e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. A antropóloga e pesquisadora de relações de gênero e sexualidade, Aliziane Kersting, será a palestrante.

Texto e edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

FORTALEZA DOS VALOS | 1ª Assembléia do Ano COMAJA

Artigo anterior

Cotrijal reúne imprensa e patrocinadores para tradicional café da manhã

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.