Tempo de leitura: 1 minuto

O Poder Público, através da Secretaria de Administração, realizou ao longo da quarta-feira, dia 8 de março, no auditório da Casa da Cultura, o curso sobre o Regime Jurídico da Lei N.º 13.019/2014 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A atividade, ministrada pela professora da DPM Educação, Sandra Schimitt, contou com a presença de representantes de entidades das áreas de educação, esporte, lazer, assistência social, segurança, entre outras. No período, os participantes receberam informações teóricas e práticas para operacionalizar parcerias entre a Administração Municipal e as Organizações da Sociedade Civil.

A formação abordou questões importantes para o contexto de segurança jurídica entre as partes na formalização de parcerias, patrocínios, termos de fomento e cooperação. As entidades, após a entrada da Lei em vigor, são obrigadas a cumprir uma série de requisitos para o recebimento de recursos públicos. Entre eles, a apresentação de projetos que beneficiem os assistidos (as) e a aplicação correta, diante dos fins especificados, dos valores do repasse, destacou a secretária Sandra Agosti.

“Promovemos uma capacitação, ministrada pela advogada e especialista em Direito Público Sandra Schimitt, para todas as entidades que firmam parcerias com a Administração Municipal. Estas devem apresentar projetos para o recebimento de recursos e, posteriormente, são obrigadas prestar contas dentro dos paramentos exigidas pelo Tribunal de Contas. Os projetos devem conter objetivos sociais que envolvam a comunidade. É bom ressaltar que a Lei criou mecanismos para o controle e a maior transparência na aplicação e fiscalização dos recursos repassados às entidades privadas e de interesse social”, disse.

Segundo a secretaria Sandra, o Município continuará repassando recursos públicos para as entidades.

“Precisamos, pelas obrigações impostas pela legislação, saber a forma correta da aplicação dos recursos. Os projetos, planos de trabalho e prestação de contas serão encaminhados para o Tribunal de Contas para avaliação. Em caso de não conformidade, a entidade poderá ser obrigada a devolver o dinheiro. Isso, não queremos que ocorra. Para evitar qualquer tipo de problema ao longo do processo, oferecemos para as entidades a formação com a profissional da DPM Educação. Queremos continuar auxiliando e ajudando todas as entidades com recursos públicos para o desenvolvimento de suas atividades”, destacou Sandra.

Além dos representantes, o curso de formação contou com a participação de secretários da municipalidade e do prefeito em exercício, Adalberto Bastian.

Data: 09/03/2023 12:00:15
Autor: Eduardo Cover Godinho

fonte: Rádio Aurora

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

SERAFINA CORRÊA | Iniciado curso de mecânica de refrigeração e ar-condicionado na Unidade Móvel do SENAI

Artigo anterior

CAMPOS BORGES | Farmacêutica e atendente de farmácia participam de curso na Famurs em Porto Alegre

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.