Tempo de leitura: 1 minuto

Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Última Tropeada, o XXVII Rodeio Crioulo Estadual de Guaporé promete ser um dos maiores realizados nos 120 anos de história do município e na 11ª Região Tradicionalista (RT). Entre os dias 17 e 19 de março, peões e prendas do Rio Grande do Sul desembarcam no Parque de Rodeios, localizado nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, para a disputa de provas campeiras e artísticas. Todo o espaço está preparado para o recebimento daqueles que farão o espetáculo acontecer na cancha de laço e nos palcos A e B, bem como, vibrar nas arquibancadas e acampar na área de camping.

Cerca de 100 quartetos e 250 duplas são esperadas para as provas campeiras. O rodeio contará com disputas de laço nas modalidades Quinteto, Quarteto, Família, Dupla de Rodeio, Individual e a Taça Sicredi. Haverá ainda provas de Laço Índio, Estafeta, Rédeas e as disputas do Troféu Exemplo de Gaúcho, com a participação de laçadores de Guaporé, Garibaldi, Paraí, Cotiporã e Fagundes Varela. Será homenageado o tradicionalista Ivo Pinto Dullius.

A parte artística será mais uma vez destaque do evento. São peões e prendas de aproximadamente 50 invernadas, de diversas Regiões Tradicionalistas (RT), inscritas para as modalidades de Danças Gaúchas de Salão, Declamação, Chula, Intérprete Solista Vocal e Danças Tradicionais (Adulta, Xiru, Juvenil, Mirim e Pré-Mirim). As apresentações acontecerão nos palcos A e B. Todas com distribuição de troféus e premiação em dinheiro aos vencedores.

Para 2023, a patronagem investiu em shows artísticos. Entre os destaques, Grupo Bate Casco, Silhueta Campeira, Tchê Barbaridade, Os Buenachos e o conjunto folclórico Os Riograndenses. Talentos locais também estarão no palco principal. Se apresentarão Luisa Debona, Caroline Sentena e os Irmãos Piva.

“Presenteamos todos os peões e prendas com apresentações de artistas de renome em solo gaúcho. Vai ter muito fandango no tablado. Todos estão convidados, a festa foi preparada para vocês. Acreditamos que o rodeio será um sucesso, mas isso não depende apenas do trabalho da nossa patronagem. A comunidade tem que prestigiar àqueles que seguem cultuando as tradições do nosso Rio Grande”, disse o patrão Dilmar Luis Girotto.

A entrada é franca para os três dias de evento. O Rodeio Crioulo conta com o financiamento do Pró-Cultura – Governo do Rio Grande do Sul e Administração Municipal de Guaporé, apoio TBT Produções e patrocínio de empresas da cidade. O CTG Última Tropeada tem 59 anos de história, sendo o pioneiro na cidade. Leva como slogan: “Na Tropeada da Vida, Ponteando a Tradição”.

 

XXVII Rodeio Crioulo de Guaporé

Programação

Sexta-feira, dia 17 de março

18h – Laço Individual Municipal e Taça Sicredi

20h – Show com Luisa Debona

21h – Show com Grupo Bate Casco

22h – Show com Grupo Silhueta Campeira

 

Sábado, dia 18 de março

8h – Início do Concurso de Provas Campeiras

13h – Laço Família

13h30min – Início Concurso Intérprete Solista Vocal e Chula

13h30min – Início Concurso Declamação

20h – Espetáculo Conjunto Folclórico Os Riograndenses

21h – Show com Grupo Tchê Barbaridade

23h – Show com Grupo Os Buenachos

 

Domingo, dia 19 de março

7h – Início do Concurso de Provas Campeiras

8h – Início Concurso Artístico Danças Gaúchas de Salão

18h – Encerramento Concurso Provas Campeiras e Artísticas

19h – Show com Caroline Sentena

20h – Show com Irmãos Piva

Data: 17/03/2023 15:23:12
Autor: Eduardo Cover Godinho

fonte: Rádio Aurora

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Caixa começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150

Artigo anterior

Parque do Cristo Protetor de Encantado terá fonte, capela de vidro e oliveiras

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral