Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Última Tropeada, o XXVII Rodeio Crioulo Estadual de Guaporé promete ser um dos maiores realizados nos 120 anos de história do município e na 11ª Região Tradicionalista (RT). Entre os dias 17 e 19 de março, peões e prendas do Rio Grande do Sul desembarcam no Parque de Rodeios, localizado nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, para a disputa de provas campeiras e artísticas. Todo o espaço está preparado para o recebimento daqueles que farão o espetáculo acontecer na cancha de laço e nos palcos A e B, bem como, vibrar nas arquibancadas e acampar na área de camping.
Cerca de 100 quartetos e 250 duplas são esperadas para as provas campeiras. O rodeio contará com disputas de laço nas modalidades Quinteto, Quarteto, Família, Dupla de Rodeio, Individual e a Taça Sicredi. Haverá ainda provas de Laço Índio, Estafeta, Rédeas e as disputas do Troféu Exemplo de Gaúcho, com a participação de laçadores de Guaporé, Garibaldi, Paraí, Cotiporã e Fagundes Varela. Será homenageado o tradicionalista Ivo Pinto Dullius.
A parte artística será mais uma vez destaque do evento. São peões e prendas de aproximadamente 50 invernadas, de diversas Regiões Tradicionalistas (RT), inscritas para as modalidades de Danças Gaúchas de Salão, Declamação, Chula, Intérprete Solista Vocal e Danças Tradicionais (Adulta, Xiru, Juvenil, Mirim e Pré-Mirim). As apresentações acontecerão nos palcos A e B. Todas com distribuição de troféus e premiação em dinheiro aos vencedores.
Para 2023, a patronagem investiu em shows artísticos. Entre os destaques, Grupo Bate Casco, Silhueta Campeira, Tchê Barbaridade, Os Buenachos e o conjunto folclórico Os Riograndenses. Talentos locais também estarão no palco principal. Se apresentarão Luisa Debona, Caroline Sentena e os Irmãos Piva.
“Presenteamos todos os peões e prendas com apresentações de artistas de renome em solo gaúcho. Vai ter muito fandango no tablado. Todos estão convidados, a festa foi preparada para vocês. Acreditamos que o rodeio será um sucesso, mas isso não depende apenas do trabalho da nossa patronagem. A comunidade tem que prestigiar àqueles que seguem cultuando as tradições do nosso Rio Grande”, disse o patrão Dilmar Luis Girotto.
A entrada é franca para os três dias de evento. O Rodeio Crioulo conta com o financiamento do Pró-Cultura – Governo do Rio Grande do Sul e Administração Municipal de Guaporé, apoio TBT Produções e patrocínio de empresas da cidade. O CTG Última Tropeada tem 59 anos de história, sendo o pioneiro na cidade. Leva como slogan: “Na Tropeada da Vida, Ponteando a Tradição”.
XXVII Rodeio Crioulo de Guaporé
Programação
Sexta-feira, dia 17 de março
18h – Laço Individual Municipal e Taça Sicredi
20h – Show com Luisa Debona
21h – Show com Grupo Bate Casco
22h – Show com Grupo Silhueta Campeira
Sábado, dia 18 de março
8h – Início do Concurso de Provas Campeiras
13h – Laço Família
13h30min – Início Concurso Intérprete Solista Vocal e Chula
13h30min – Início Concurso Declamação
20h – Espetáculo Conjunto Folclórico Os Riograndenses
21h – Show com Grupo Tchê Barbaridade
23h – Show com Grupo Os Buenachos
Domingo, dia 19 de março
7h – Início do Concurso de Provas Campeiras
8h – Início Concurso Artístico Danças Gaúchas de Salão
18h – Encerramento Concurso Provas Campeiras e Artísticas
19h – Show com Caroline Sentena
20h – Show com Irmãos Piva
Data: 17/03/2023 15:23:12
Autor: Eduardo Cover Godinho
fonte: Rádio Aurora