SAMU Avançado
Cassiano salienta que a partir de agora com a aprovação do projeto SAMU Avançado o atendimento de UTI Móvel será ofertada para 14 municípios da região. “Com a implantação do SAMU Avançado em Espumoso, ele passará a realizar as remoções dos pacientes em estado grave dos seguintes hospitais, Hospital de Espumoso, Soledade e Tapera, e seus municípios de referenciais, para os Hospitais de Alta Complexabilidade”, enfatiza.
Segundo ele os municípios atendidos são: Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Soledade, Tapera e Tunas. Por esta razão Cassiano relata que aumentou o quadro da equipe de atendimento. “Além da equipe já existente, composta por Condutor e Técnico de Enfermagem, passará a contar com outro Enfermeiro, Médico e Condutor”, salienta.
Com o atendimento regionalizado Cassiano nos conta que o município passará a contar com 2 Ambulâncias prestando serviço 24 horas por dia. “Pois o SAMU realiza atualmente em torno de 2 atendimentos de urgência e emergência por dia, visto que no verão também tem o aumento de casos de atendimento por afogamento”, relata. Desta forma para ele é de grande importância e valia o aumento de mais uma ambulância e da equipe, por razão da conquista do SAMU Avançado para Espumoso a região. “Com certeza conseguiremos com o nosso trabalho ampliado contribuir com os hospitais da região na agilidade para o salvamento de muitas vidas”, destaca.
Conquista que trás orgulho
Marileisa Valandro, Secretária da Saúde de Espumoso relata que por meio do trabalho em equipe, e embasado em articulação política que essa conquista do SAMU Avançado aconteceu. “É com muito orgulho e satisfação que posso dizer que a gente conseguiu tornar realidade o Projeto para o SAMU Avançado em Espumoso, o qual vai atender 3 hospitais regionais e 14 municípios dos quais esses hospitais são referência, salienta.
Segundo ela o objetivo desta implantação é para que se possa ter agilidade nos atendimentos de grande complexidade e emergência. “A preocupação que temos é conseguir realizar os atendimentos com agilidade, poder estar revertendo algumas situações, diminuindo as seqüelas, amenizando os quadros, com relação às demandas dos hospitais e seus pacientes. Trazendo maior segurança para a equipe desses hospitais para que se necessário fazer a movimentação de pacientes para hospitais maiores se consiga”, evidencia.
Marileisa explica que com a SAMU regionalizada à qualificação dos serviços é importante. “Por isso além do SAMU Avançado estamos buscando também a qualificação da equipe de base”, pontua.