Tempo de leitura: 1 minuto

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público, entidades e sociedade.

Criada pela Lei 16.076/2023 como um Serviço Social Autônomo, a agência é uma entidade de direito privado que atua seguindo as regras e os padrões do mercado, da mesma forma que outras entidades similares no Brasil. O seu modelo permite aliar agilidade na tomada de decisão com flexibilidade em contratações e remunerações, além de proporcionar segurança em financiamentos.

Inspirada nos melhores exemplos de agências de desenvolvimento no mundo, a Invest RS é uma iniciativa para transformar a realidade econômica do Rio Grande do Sul, posicionando o Estado como um player competitivo no cenário internacional, impulsionando as empresas locais e melhorando o ambiente de negócios, para que ele se torne atrativo para novos investimentos.

As ações da Invest RS serão orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, priorizando os setores estratégicos para impulsionar o crescimento do Estado. A sua atuação está alinhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e demais órgãos responsáveis pelas políticas públicas de desenvolvimento.

A agência é composta por duas diretorias que atuam de modo complementar, conjugando a inteligência de dados e de informações com a ação prática de captação de investimentos.

A Diretoria de Atração de Investimentos e Promoção Comercial tem o papel de relacionamento, identificação, prospecção e desenvolvimento de oportunidades com investidores e exportadores e está dividida em gerências setoriais, que se especializarão em áreas econômicas prioritárias.

A Diretoria de Estratégia e Inteligência oferece suporte em inteligência de dados, elaboração de teses de investimento e exportação, bem como estratégias de expansão, concentrando o conhecimento sobre a realidade do Estado.

O Estatuto Social estabelece 13 objetivos para a Invest RS:

  1. Promover o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a melhoria da competitividade do Estado.
  2. Promover a articulação com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para fomentar a oportunidade de negócios e geração de emprego e renda.
  3. Auxiliar os municípios no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócio.
  4. Atrair novos investimentos e estimular a expansão de empresas instaladas no Estado.
  5. Acompanhar o desenvolvimento da atividade após a instalação da empresa.
  6. Prospectar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimento no Estado.
  7. Disponibilizar aos agentes econômicos informações técnicas, científicas e estratégicas que contribuam para o desenvolvimento do Estado, em especial para a atração de investimento e a promoção comercial.
  8. Promover a imagem do Estado como destino de investimento.
  9. Estabelecer e manter intercâmbio com organismos nacionais e internacionais que concorram para os mesmos objetivos.
  10. Articular com agências estaduais de fomento e outras instituições financeiras o apoio a programas de desenvolvimento.
  11. Desenvolver projetos, ações e programas voltados à atração de investimentos, qualificação empresarial e promoção de exportações.
  12. Planejar e executar estratégias de negócios do Estado, no território nacional e no exterior.
  13. Exercer outras atividades que contribuam para a atração de investimentos e a promoção comercial no Estado.

Texto: Ascom Casa Civil
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Dirceu e Marcel Simon: A história de mais de quatro décadas da Ser Djim de Espumoso

Artigo anterior

TRT-RS estará em Arvorezinha para um importante evento sobre trabalho decente no Alto do Vale do Taquari

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.