A Liga Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em Jacuizinho em 23 de julho de 2021, quando um grupo de mulheres reuniu-se nas dependências da Câmara de Vereadores com a missão de se organizar em apoio às pessoas que enfrentam o câncer.
Nesta reunião foi escolhida a diretoria tendo como Presidente: Marcilene Campos, Vice Presidente Rosane Mello, 1ª Secretária Nara Fernandes, 2ª Secretária Lovaine Corrêia, 1ª Tesoureira Mônica de Campos Amaro, 2ª Tesoureira Salete da Rosa; Conselho Deliberativo: Deise lonara da Costa, Maria Kriese e Lorena Fiuza e Suplentes Olga Noeli Schneider e Daniela Moraes;Parte Social: Jeanete S. Fiuza, Claudia Helena Kellermann e Maria Ferreira.
Atualmente Jacuizinho possui 23 pacientes em tratamento oncológico auxiliados pela entidade. A Liga promove brechó e um pedágio por ano e conta com doações das associadas. Além da diretoria e associadas recebem ajuda de várias mulheres voluntárias, todas com o mesmo objetivo de ajudar a aliviar a dor de quem está em tratamento.
As ligas de combate ao câncer no Brasil surgiram na década de 1940, em um contexto de crescente conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer. A primeira liga foi criada em 1942, em São Paulo, e se chamou Liga Brasileira de Combate ao Câncer. O movimento foi impulsionado por médicos. As ligas tinham como objetivo principal a promoção de campanhas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, além de oferecer apoio psicológico e social aos pacientes e suas famílias. Com o tempo, o movimento foi oferecido por diversas cidades e estados, resultando na formação de várias ligas.