Tempo de leitura: 1 minuto

Com o objetivo de modernizar e qualificar os serviços, além da buscar continuamente incorporar tecnologias que agreguem valor para a sociedade, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), realizou nos últimos dias uma alteração no funcionamento do aplicativo do IPVA RS. A ação teve como foco aumentar a segurança de acesso aos dados.

Após ficar fora de funcionamento na última semana para a realização de manutenção, o acesso aos serviços disponíveis através do aplicativo do IPVA RS está normalizado. Assim como no site, que na última sexta-feira (5/4) também foi atualizado, ele só poderá ser utilizado por meio do login gov.br, o mesmo adotado para acessar os serviços do governo federal.

A partir desta terça-feira (9/4) o usuário será encaminhado automaticamente ao cadastro federal sempre que precisar gerar o QR Code para pagamento à vista ou por parcelas de Pix, as taxas de licenciamento, as multas, bem como realizar a consulta e a quitação do IPVA de anos anteriores.

O pagamento via Pix do IPVA 2024 está disponível em mais de 760 instituições e a modalidade é usada tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados.

Como acessar

O aplicativo do IPVA RS pode ser baixado para dispositivos móveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para uso em computador ou notebook, é possível acessar o site e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br. São necessários os selos prata ou ouro. Para saber como se tornar nível prata ou ouro acesse o site gov.br clicando aqui.

Vencimento por placas

O vencimento do imposto por placas, ocorre a partir da penúltima semana de abril, de 24 ao 30, conforme cronograma estabelecido pela RE. O contribuinte que pagar o imposto neste mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Imagem com placas e datas para pagamento do IPVA em abril de 2024

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site ou aplicativo do IPVA RS, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes:

  • Nome: Ipva Sefaz/RS
  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Bco do Estado do RS S.A
  • Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080 Bco do Estado do RS S.A.

Texto: Juliane Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

ESPUMOSO | Município conta com sinal de TV Digital

Artigo anterior

Anvisa lança programa de apoio a startups para inovar medicamentos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.