Tempo de leitura: 1 minuto
O Poder Legislativo de Putinga realiza na terça-feira, 14 de maio, às 18h, sua sessão ordinária com apreciação e votação de cinco Projetos de Lei e um Pedido de Informação.
Projetos
O Projeto de Lei 025/2024, dispõe sobre o Plano Diretor do município de Putinga, que ordena o território e as políticas setoriais. O objetivo da reforma é trazer um novo marco legal municipal sobre as normas que dispõem sobre o Plano Diretor Municipal, uma vez que a Lei em vigor (Lei Municipal 790, de 21 de agosto de 1995) encontra-se obsoleta e carece de atualizações ante os avanços sociais. Conforme justificativa do Projeto o novo marco normativo sobre as regras do Plano Diretor foi amplamente discutido e colocado à opinião da municipalidade em três audiências públicas realizadas no decorrer do ano de 2023.
O Projeto de Lei 026/2024, dispõe sobre o parcelamento do solo urbano. O objetivo da reforma é trazer um novo marco legal municipal sobre as normas que dispõem sobre o parcelamento do solo urbano, uma vez que a Lei em vigor (Lei Municipal 870, de 22 de setembro de 1997) encontra-se obsoleta e carece de atualizações ante os avanços sociais. Conforme justificativa o marco normativo sobre as regras do parcelamento do solo urbano foi amplamente discutido e colocado à opinião da municipalidade em três audiências públicas realizadas no decorrer do ano de 2023.
Já o Projeto de Lei 027/2024, estabelece o Plano de Desenvolvimento Físico Urbano (PDFU) e dispõe sobre o uso e a ocupação do solo urbano da sede do município de Putinga. O PDFU tem por objetivo estabelecer normas de organização e ocupação do solo urbano criando diretrizes para o crescimento ordenado da cidade, padrões construtivos, zoneamento de usos e hierarquia viária. O referido plano se efetiva através de permanente processo de planejamento, gerenciamento e monitoramento e de um programa de ação contínua da Administração Municipal e dos munícipes, visando atingir os objetivos desta Lei. Portanto, o PDFU tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, propiciando desenvolvimento econômico e social, através das seguintes premissas: estabelecimento de equilíbrio entre o meio físico natural e a ocupação urbana que sobre ele se desenvolve; harmonização das relações entre as diferentes atividades urbanas.
O Projeto de Lei 028/2024, dispõe sobre o Código de Obras do município de Putinga. O objetivo da reforma é trazer um novo marco legal municipal sobre as normas que dispõem sobre o Código de Obras, uma vez que a Lei em vigor (Lei Municipal 776, de 09 de fevereiro de 1995) encontra-se obsoleta e carece de atualizações ante os avanços sociais. Esse novo marco normativo sobre as regras do Código de obras foi amplamente discutido e colocado à opinião da municipalidade nas três audiências públicas realizadas no decorrer do ano de 2023.
Por fim, o Projeto de Lei 032/2024, regulamenta a utilização de recursos oriundos da alienação dos ativos do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Putinga (Demeep). Justifica-se que o município de Putinga foi afetado por chuvas intensas que iniciaram no dia 30 de abril, provocando óbito e grandes danos nas ruas, estradas, tubulações pluviais, pavimentação, prédios públicos, propriedades privadas da área urbana e rural.
Conforme justificativa do Projeto esta é a maior catástrofe registrada na cidade, apontando danos imensuráveis. O município está disponibilizando todo o aparato que possui para minimizar os efeitos, bem como para assistência aos afetados. Contudo, as consequências deste desastre, resultaram em danos humanos, ambientais e prejuízos econômicos e sociais descritos, que fazem com que o município tenha que angariar o maior recurso possível para enfrentamento da tragédia.
Conforme justificativa a referida importância não pode ser mantida/vinculada à “revitalização do parque da usina”, quando necessita-se com a máxima urgência a manutenção da dignidade e condições mínimas aos munícipes. Portanto, tendo em vista que a origem do valor é a alienação da Demeep, clama-se a necessidade da desvinculação do valor para utilização exclusiva à aquisição de bens de capitais para o município de Putinga, para enfrento do atual estado de calamidade pública. Os bens de capitais necessários serão adquiridos conforme a urgência clamar. No projeto não consta o valor que o Poder Público tem investido.
Pedido de Informação
A bancada do PSD apresentará o Pedido de Informação 004/2024, solicitando ao prefeito informações sobre serviços urgentes e de notório interesse público realizados em jornada extraordinária pela Secretaria de Obras. Justifica-se que foram vistos servidores e maquinários da Secretaria de Obras realizando serviços durante o sábado, dia que não faz parte do expediente da Prefeitura de Putinga, com a exceção de serviços urgentes ou de notório interesse público, a ponto de justificar o pagamento de jornada extraordinária aos servidores. Assim, solicita-se informações ao prefeito e ao secretário de Obras para que informem as urgências dos serviços realizados aos sábados, bem como a relação de servidores que desempenharam jornada extraordinária.
Discussão preliminar
Em discussão preliminar estarão três Projetos de Lei. O 030/2024, autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 12.888,55. O Projeto de Lei 031/2024, dispõe sobre a estrutura organizacional do Regime Próprio de Previdência Social. Já o Projeto de Lei 033/2024, acrescenta artigo 4-A na Lei Municipal 2.394/2022 de 21 de dezembro de 2022.
Compartilhe também no:

Estado prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Artigo anterior

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.