Tempo de leitura: 1 minuto
Um equipamento extremamente importante para melhorar, agilizar, qualificar e proporcionar mais segurança no atendimento dos voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), de Serafina Corrêa, foi entregue no quartel na sexta-feira, dia 10 de maio. Os bombeiros civis, coordenados por Christopher Pereira, receberam uma embarcação de alumínio para atuação em buscas, salvamentos e resgates no município ou, quando acionados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), em outras localidades.
O barco, tipo semichata, mede 5,9m e é ideal para atuação em rios de formação rochosa como o Rio Carreiro. É de boa navegabilidade em áreas alagadas. Contará, afirmou Pereira, com dois motores: um de 25hp e outro de 6hp, ambos doados pela comunidade em setembro de 2023. A embarcação foi adquirida pela vereadora Morgana Tecchio (MBD) através de emenda impositiva. O reboque para o transporte, bem como a manutenção, ficaram a cargo da Secretaria de Planejamento, sob responsabilidade do secretário Dimorvan Cantelli.
Pereira salientou a importância do barco no momento em que a comunidade gaúcha vive uma tragédia climática sem precedentes na história.
“Em meio à situação em que vivemos, uma embarcação desta natureza será uma ferramenta muito importante para salvar vidas. A comunidade, diante da necessidade, sempre nos auxiliou emprestando barcos, motores e outros equipamentos para entrarmos em pontos alagados de difícil acesso. Agora, com a visão da vereadora Morgana, a qual agradecemos imensamente, nossos bombeiros civis terão uma embarcação para a execução dos trabalhos. Ganharemos tempo e maior segurança no atendimento a quem precisar”, disse Pereira.
O comandante do SCAB ressaltou ainda: “vamos em busca de uma caminhonete 4×4 para tracionar a embarcação. Mais uma vez contamos com a colaboração dos vereadores e da comunidade. O veículo custa em média R$ 150 mil. Quem sabe, em breve, não estaremos aqui comemorando mais essa conquista. Aproveito para agradecer ao secretário Dimorvan que não mede esforços para atender as nossas demandas”.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM