Com o objetivo de reconstruir Putinga, os atuais vereadores pelo PSD em Putinga, Juliano Moretto e Marina De Col Bertuol, buscam a chefia do Executivo Municipal.
Moretto, popular “Maninho”, tem 38 anos, é casado, tem dois filhos e é filho de agricultores. “Comecei a trabalhar muito cedo na roça. Venho de uma família humilde e trabalho como construtor há 15 anos. Nasci na comunidade de Xarqueada onde resido até hoje, fui presidente do Esporte Clube Xarqueadense por dois anos, fui festeiro, participei da diretoria da igreja, enfim, sempre participei da comunidade e foi isso que me levou a me candidatar como prefeito”, conta.
Maninho sempre foi filiado ao PSD, partido pelo qual foi eleito o segundo vereador mais votado, e dos quatro anos como vereador, presidiu o Legislativo por três. “Eu e a Marina temos feito um belo trabalho na Câmara de Vereadores, sendo que buscamos várias emendas que totalizam mais de R$2 milhões para o município. Enfim, sou uma pessoa honesta, simples e me sinto preparado para ser o prefeito de Putinga”, falou.
Marina tem 32 anos, nasceu e se criou em Putinga e aos 18 anos saiu do município para estudar Engenharia Civil. Atualmente trabalha com construção civil, sendo que tem escritório em Putinga. “Voltei para esse município após minha graduação por amar minhas origens, minha terra. Amo praticar todos os tipos de esportes e sou uma pessoa sempre prestativa com a comunidade. Estamos com o propósito de reconstruir Putinga, o que é uma tarefa difícil, pois as cheias de maio foram avassaladoras”, disse.
Ela conta que entrou na política em 2019. “Tive a oportunidade de ser secretária da Câmara de Vereadores e o sentimento político aflorou em mim nessa oportunidade. No mesmo ano, recebi o convite para participar das eleições municipais de 2020 e aceitei. Meu pai foi vereador por dois mandatos, alguns dos meus tios foram vereadores, meu avô concorreu a prefeito, então a política sempre esteve muito presente na nossa família. Sempre gostei de contribuir com o desenvolvimento, e ao concorrer obtive êxito, fui eleita”, contou.
Educação e cultura
De acordo com Maninho, a chapa tem um baita propósito para a educação no município. “Muito se fala na construção de Escola de Educação Infantil e é um compromisso nosso isso, lembrando que o terreno já está comprado. Também em Xarqueada, um posto de saúde foi construído em 2010, porém era e é difícil ter uma equipe que se desloque da cidade para lá, pois são dez quilômetros de distância. O prédio está construído e nossa ideia é transformar esse posto de saúde em uma creche, em uma Escola de Educação Infantil de zero a cinco anos”, revela.
Marina completa: “Também está no nosso plano de governo o fornecimento de uniforme escolar para os alunos; oferecer o EJA para as pessoas que não conseguiram finalizar o ensino regular; e também defendemos muito o pagamento do Piso Salarial do Magistério em dia para que o profissional da educação se sinta valorizado”, destacou.
Maninho também comentou: “Uma das prioridades do nosso governo é garantir o transporte para os alunos irem para a faculdade. Vamos auxiliar esses estudantes de forma gratuita. Também queremos ofertar cursos de informática nos prédios do município, pois vemos que é importante qualificar crianças e jovens para que tenham um futuro melhor e permaneçam no município”, frisou.
Turismo
O candidato a prefeito recorda que existia um projeto turístico para a Usina Hidrelétrica de Putinga. “Mas até hoje não saiu do papel. Foi apenas revitalizado o parque da usina, mas com as enchentes muita coisa foi danificada e é preciso ser investido mais um bom valor ali para reformar. A longo prazo, turismo é uma prioridade do nosso governo, pois antes temos muitas outras obras a fazer”, avaliou.
Já em relação à barragem ele conta que a ideia é mantê-la num nível de segurança para a população. “E destaco que temos muitos outros pontos turísticos na cidade a serem explorados, a exemplo da Gruta Nossa Senhora de Lourdes que também foi muito atingida pelas enchentes, temos a belíssima igreja Nossa Senhora da Purificação, e penso que a capela de Xarqueada também pode virar um ponto turístico, já que ambas contam com pinturas do italiano Ângelo Fontanive”, disse.
Marina, também comentou a respeito do tema. “O Parque da Usina nos orgulha pela história, mas hoje não vejo um atrativo turístico potencial nele. Penso que temos que ter um atrativo a mais para que o turista venha até Putinga conhecer nossa cidade, nossa estrutura e consumir no nosso comércio. Nossa chapa pensa em finalizar esse projeto”, destacou. “E não podemos esquecer dos recursos federais que estão disponíveis, só basta apresentar projetos e ir em busca”, detalhou.
Geração de emprego e renda
O objetivo de Maninho e Marina é trazer mais empresas para o município. “Sempre fomos a favor do Poder Público incentivar as empresas, até porque nenhuma nasceu grande. Temos várias empresas pequenas iniciando no nosso município que precisam de apoio para que tenham um alavancou nas suas atividades”, salientou Maninho.
“Sabemos que as rodovias federal e estadual não cortam Putinga e é difícil uma empresa de grande porte vir até um município com poucos habitantes e que não está com uma logística apropriada, mas existe uma forma de incentivar as empresas locais e as pessoas que querem investir aqui. Falamos já de uma alternativa de isenção fiscal por um período de tempo para quem quiser aqui se instalar”, disse Marina. A chapa citou ainda querer auxiliar a instalação de pocilgas, aviários e a produção leiteira como forma de incentivar o jovem a permanecer no campo.
Candidatos falam sobre o que pode ser feito para prevenir futuros acontecimentos como os ocasionados pela enchente
“Nosso município infelizmente foi muito atingido, perdemos uma vida humana, várias casas, enfim”, destaca Maninho. “Para evitar futuros problemas, está sendo feita a dragagem do Arroio Putinga, que é muito importante; é preciso manter a barragem baixa; ir em busca de recursos para concretar as laterais; arborizar as margens dos rios, enfim. E não podemos esquecer nosso interior, nossa agricultura, que foi muito atingida. A terra boa foi levada embora, então esses agricultores precisam de incentivo do Poder Público para voltar a produzir”, afirmou.
Marina, disse: “Nosso lema de campanha é ‘Juntos vamos reconstruir Putinga’, pois sozinhos não fazemos nada. Vejo que o ponto chave é a tubulação da infraestrutura urbana do município que não dá vazão suficiente para o escoamento da água”, avaliou.
Programas sociais
Maninho conta que um dos programas principais do seu governo será a construção de casas populares. Já Marina, comenta: “Há um anseio para que os encontros da Terceira Idade voltem a ocorrer, os quais são importantes para que haja integração; queremos implantar modalidades de esporte para que, os jovens que não gostam de futebol, possam realizar outras atividades; e queremos dar continuidade aos projetos que já bons no município”, falou.
Assuntos gerais
Maninho diz que não pode deixar de falar sobre agricultura. “Temos no nosso plano de governo a Feira do Produtor, com diversificação de culturas. Também priorizamos as estradas. E queremos deixar claro que enquanto vereadores não fomos contra projetos que beneficiam a comunidade. Fomos contra projetos que iam prejudicar muito o orçamento do município”, disse.
Marina destacou: “Um anseio do produtor rural é o pagamento de frete para calcário e adubo. Nossa ideia também é auxiliar os produtores que precisam destinar dejetos suínos”, salientou. Ela e Maninho pedem o apoio da população. “Nossa única promessa de campanha é que ambos estaremos direto na prefeitura assumindo verdadeiramente o papel de prefeito e vice. Queremos fazer uma gestão voltada ao bem-estar de todos e isso não é favor, é dever. Que a população acredite em duas pessoas jovens e cheias de vontade trabalhar”, citaram.
QR CODE
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/3900728700252865