“O caminho certo da transformação”. Esse é o nome da coligação formada por Progressistas e MDB, na disputa pelo Executivo Municipal de Putinga. Representam a chapa o candidato a prefeito Fabio Jaco Zarbielli (Fabinho) e o vice Jecson Jefferson Luiz Seghetto Marsango (Jeck).
Fabinho nasceu e cresceu na comunidade de Doutor Felizardo Junior, em Putinga. Em 2000 passou a morar em Xarqueada onde reside até hoje. É casado, tem três filhos e uma neta. “Ver a aflição das pessoas no mês de maio, quando aconteceu aquela tragédia, sendo que não tínhamos energia elétrica, não tínhamos contato com as famílias e nem caminhos para chegar até elas, me comoveu muito e me motivou a concorrer. Também vejo que é de extrema importância manter os jovens em nosso município, por isso escolhi o Jeck para ser meu vice. Quero que os jovens construam seu futuro aqui e participem da vida política do município”, comentou.
Jeck trabalha no Laticínios Cenci, no Distrito de Xarqueada há vários anos. “Temos um grupo muito grande, muito forte, fizemos várias reuniões, fui escolhido para ser o candidato a vice-prefeito, e vamos reconstruir Putinga. Sou uma pessoa nova na política, mas pretendo me empenhar ao máximo para ajudar o povo no dia a dia”, disse o jovem.
Saúde
Fabinho conta que a chapa visa: fortalecer a parceria do Poder Público com os hospitais; construir uma nova Unidade Básica de Saúde; realizar investimentos em equipamentos, materiais e insumos; ampliar a equipe médica a fim de atender com eficiência as necessidades da população; e atender as pessoas até o término do horário de expediente, independentemente das fichas disponíveis. Ele também comenta sobre a importância do hospital Doutor Oscar Benévolo no município. “No nosso governo queremos dar muita atenção ao hospital e se depender de nós ele nunca fechará as portas”, disse.
Jeck complementou: “Tenho em mente em relação à pasta da saúde, sempre melhorar a questão de ambulâncias, veículos e ter sempre profissionais à altura do que demandamos”, falou.
Geração de emprego e renda
Na visão de Fabinho, os jovens têm poucas oportunidades de emprego no município. “Queremos fortalecer a agricultura para que os filhos dos produtores possam investir dentro da propriedade. Precisamos sim trazer empresas para Putinga, mas queremos incentivar nossos jovens a permanecerem no campo. Não vamos usar a prefeitura como cabide de emprego. Usaremos os cargos necessários, apenas”, destacou.
O candidato a vice, ressalta: “Na cidade vamos incentivar as empresas. Nos últimos anos, Putin teve um aumento muito grande de microempresas e vejo que precisamos dar a elas o incentivo que merecem”, avaliou.
Programas sociais
Segundo Fabinho, o grupo da Terceira Idade pede muito para que o Cras volte a fazer oficinas de artesanatos e os bailinhos semanais. “Isso vamos incentivar. Queremos também instalar uma academia ao ar livre para uso de todos”, citou.
Jeck completou: “Hoje o município investe mais de R$50 mil por mês em abrigos e lares e por isso queremos viabilizar programas de assistência aos idosos”, disse.
Chapa avalia o que pode ser feito para prevenir futuros acontecimentos, como a enchente registrada em maio
O candidato a prefeito Fabinho, considera: “Penso que podemos voltar a reflorestar os leitos dos rios. No nosso governo vamos buscar projetos quanto a isso”, disse.
Eles também falam sobre o impacto econômico que a enchente ocasionou para Putinga. “Penso que temos que ir em busca de recursos junto aos governos estaduais e federais para conseguirmos reconstruir o município, pois isso terá um custo muito alto”, citou.
Turismo
De acordo com Fabinho, Putinga é uma cidade turística. “Temos a barragem, a usina, a gruta, enfim, temos muitos pontos turísticos que não estão sendo explorados. Se eleitos, vamos tentar buscar recursos para restaurar o Moinho Marca; e as áreas afetadas pela enchente. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi muito atingida e precisa ser olhada com carinho”, disse. “Queremos também dar nova vida à praça da matriz ampliando os brinquedos para as crianças e apostando num campo de futebol de areia”, frisou. Já Jeck destacou: “Precisamos também limpar o Parque da Usina, auxiliar o Parque de Rodeios, a barragem, enfim”, comentou.
Assuntos gerais
Filho de agricultor, Fabinho conta que já trabalhou muito na roça, então tem propriedade em falar sobre agricultura. “Antigamente não víamos manifestação do Poder Público para ajudar os agricultores e isso me marcou muito. Nossa gestão quer olhar muito para essa área. Queremos ser parceiros dos agricultores, dando o incentivo que precisam. Os agricultores não pedem muito. Eles querem ser ouvidos, atendidos. Eles querem um programa de calcário, querem incentivos em seus investimentos, querem estradas de qualidade. Queremos adquirir maquinários e atendê-los. Cabe destacar ainda que o comércio com uma agricultura forte, só vai crescer”, falou.
Para Jeck, a agricultura é o carro-chefe da cidade. “Temos aqui avicultura, pocilgas, produção de leite, fumo, enfim. Pretendemos também dar ao agricultor o espaço para vender o seu produto”, complementou.
Outro ponto comentado pelos candidatos é o esporte. “No nosso município, os campeonatos realizados são muito comentados na região. As comunidades se dedicam em incentivar seus times para competir. Então, se eleitos, vamos incentivar cada vez mais essa modalidade, mas também outras. Queremos retomar o campeonato de bocha rolada. Queremos fazer campeonatos de busca e canastra para haver uma integração entre as comunidades”, citou Fabinho
Jeck se considera um grande amante do futebol, futsal e voleibol. “Precisamos falar sobre o campo do Rui Barbosa, o qual queremos reconstruir. Também queremos promover escolinhas para crianças e campeonatos municipais de sinuca”, revelou.
A chapa também fala sobre o comércio local. “Nosso comércio hoje está desacreditado e vejo que falta uma aproximação do Poder Público com os comerciantes. Nós não podemos permitir que ambulantes vendam em nosso município, pois não geram retorno nenhum. É preciso também que as pessoas comprem no comércio local, e nós, se eleitos, buscaremos realizar as compras da prefeitura em Putinga. Buscaremos ainda nos reunir com os comerciantes e debater suas demandas”, avaliou.
Em relação à Leitão Fest, os candidatos explicam: “Realizar a Leitão Fest hoje demanda de um valor muito alto. No nosso mandato, iremos buscar parcerias para retomar essa feira”, destacaram os candidatos.
Eles fazem suas considerações, pedindo o apoio da população. “Talvez não consigamos passar em todas as casas do município, pois ele é grande, mas queremos pedir o apoio de todos. Temos o dom do serviço e estaremos diariamente na prefeitura para trabalhar para todos”, disse Jeck. “Pedimos aos eleitores que confiem em nós. Somos pessoas simples, mas sabemos do que nosso povo precisa”, acrescentou Fabinho.
QR CODE
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/8138032679623973