Tempo de leitura: 1 minuto
No cenário educacional do Rio Grande do Sul, a Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin, de União da Serra, emerge como uma referência de excelência, de acordo com os resultados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, ficando em segundo lugar na 7ª CRE. A escola, localizada na sede do município, é coordenada pela diretora Carla Andresa Alberton. Nesse contexto, destacam-se os trabalhos que promovem a conscientização sobre o meio ambiente, uma iniciativa muito bem recebida em um município que se destaca pela produção agrícola, incluindo milho, soja, trigo e criação animal.
Ao longo do primeiro trimestre de 2024, seguindo um planejamento que envolve o meio ambiente, gramática, leitura e produção textual é que o projeto tomou forma. Segundo o professor Especialista em metodologias no ensino de Língua Portuguesa e Literatura e mestrando, Marcos de Assis Serafini, “nas aulas de Língua Portuguesa, para além da gramática prescritiva, é necessário explorar diferentes gêneros textuais, pois nos comunicamos através de diferentes gêneros diariamente, por exemplo, textos jornalísticos, cartas, redações, etc. Desse modo, temos de selecionar boas informações, interpretá-las e utilizá-las a nosso favor e em prol da nossa comunidade”.
O projeto, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vem de encontro a essa perspectiva, porque os alunos, através da leitura da obra “A vida perigosa dos passarinhos pequenos”, de Miriam Leitão, exploraram a diversidade dos gêneros textuais e praticaram a escrita destes. É necessário, nesse sentido, considerar o que os alunos já conhecem para alinhar com as expectativas da escola e do projeto para construir o conhecimento de forma conjunta.
A escola, que já possui diversas espécies de árvores, horta e espaços recreativos que propiciam o contato com a natureza, agora, conta com flores plantadas pelos estudantes, as quais embelezam o ambiente. O protagonismo em cuidar, regar e buscar as melhores práticas para que a vida dessa planta se desenvolva é importantíssimo para que eles se mantenham em contato com as ODS que são uma coleção de 17 objetivos e 169 metas globais a serem atingidas até 2030, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM