Tempo de leitura: 1 minuto

Programação terá jogos e apresentações da cultura da imigração italiana. O evento é aberto ao público e reúne estudantes e monitores do curso de Língua Talian do projeto Cucagna Scola de Talian, Fase II, além de integrantes da comunidade regional interessados no idioma.

No próximo sábado, dia 23 de março, no município de União da Serra (RS), será realizado O Segundo Desafio do Talian (La Seconda Sfida del Talian). As atividades promovem a integração regional dos núcleos que fazem parte do projeto Cucagna Scola de Talian – Fase II. O evento é gratuito e reúne estudantes, professores e monitores do curso de Língua Talian, além de integrantes da comunidade regional interessados no idioma.

A abertura do evento será às 8 horas, ao lado da Prefeitura Municipal. O encerramento das atividades, com a entrega da premiação, está previsto para as 15 horas.

Participam dos jogos e das apresentações pessoas de diferentes idades e comunidades da região. La Seconda Sfida del Talian faz parte do projeto pedagógico do Projeto Cucagna Scola de Talian, iniciativa em parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), e oportuniza aos participantes mostrarem o resultado do aprendizado nos encontros e nas aulas do curso de Talian.

No Segundo Desafio do Talian os representantes dos núcleos vão competir em jogos como Mora (Mora); Quatrilho (Quatrìlio); Bisca (Brìscola); Tiro ao alvo com pedradas (Tiro a segno a sassade); Tiro ao alvo a bodoque (Tiro a segno a fiondade); Corrida de carrinho de lomba (Carera de careto) e Desafio de galo (Sfida de gal ).

Além dos jogos, haverá espaço para apresentações culturais, como música, recitais, dança e teatro, que acontecem no início da tarde, em palco montado no local. Também ocorre exposição de artesanato com materiais como a dressa e vime. Durante o dia, a animação do evento será de Edgar Marostica e de grupos musicais locais.

A primeira edição de La Sfida del Talian ocorreu em outubro de 2023, em Vista Alegre do Prata, e reuniu cerca de 300 participantes.

Curso gratuito de Talian – O curso de extensão universitária está inserido no projeto Cucagna Scola de Talian, fase II. É uma iniciativa em parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014.

As aulas do curso de Língua Talian começaram na semana passada, dia 13 de março. Para o primeiro semestre de 2024 estão matriculados 740 alunos. São ministradas aulas em formato híbrido (remoto/síncrono e presencial), para turmas nos níveis I, II, III e IV Conversação.

O projeto Cucagna Scola de Talian tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, COOPERLATE.

União da Serra – Em União da Serra, a língua Talian é cooficializada por meio da Lei Municipal 1.555/2022. Desde 2021 na cidade existe um núcleo presencial do curso de Talian que, atualmente, conta com 20 alunos matriculados.

União da Serra, colonizada por imigrantes italianos, está localizada na região da Serra. Com 1.170 habitantes (IBGE 2022), a cultura local mantém costumes e tradições da imigração italiana. União da Serra emancipou-se de Guaporé em março de 1993.

Informações: Os interessados podem obter informações sobre o Segundo Desafio do Talian com os responsáveis pelos núcleos do projeto Cucagna Scola de Talian em seus municípios ou com a coordenadora do Núcleo de União da Serra (RS), Carina Magrin, pelo telefone (54) 996963613.

O quê: Segundo Desafio do Talian – La Seconda Sfida del Talian*
Quando: 23 de março de 2024 – sábado
Ingresso: Aberto ao público – gratuito
Local: Avenida Monsenhor Paulo Chiaramont, Centro – União da Serra

Fotos: do Primeiro Desafio do Talian, realizado em 2023, no município de Vista Alegre do Prata (RS).

Foto 1: Jogo de Quatrilho
Foto 2: Jogo de Mora Juvenil
Foto 3: Apresentação em Talian
Crédito da foto: Divulgação

 

Contato para entrevistas:
– Professora Loremi Loregian-Penkal, da UNICENTRO PR: (41) 99604.6020
-Juvenal Dal Castel, Presidente da ASSODITA: (51) 99188-0546
– Carina Magrin, coordenadora do Núcleo de Talian em União da Serra: (54) 996963613.

Atendimento à Imprensa | Rosa Ana Bisinella |(54) 999787110

Compartilhe também no:

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 67 milhões

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Administração Municipal sediou o “Seminário Atuação em Rede para a Proteção das Mulheres”

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.