Tempo de leitura: 1 minuto

Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 32/2024, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a estabilidade do tempo será uma característica dominante, principalmente durante o final de semana.

Sexta-feira (9/8): Um cavado em altos níveis sobre a Província de Buenos Aires mantém a frente fria, que ingressou na quinta-feira, avançando pelo Estado em direção ao Nordeste gaúcho.

Como resultado, há risco de geada na Metade Norte, exceto na Região Sul, onde a umidade, causada pela frente oclusa, inibe a perda radiativa noturna.

A possibilidade de precipitações invernais, como grânulos de gelo, chuva congelada ou neve, não está descartada em áreas isoladas da Serra do Sudeste.

As temperaturas devem cair acentuadamente durante o dia devido ao avanço do anticiclone migratório.

Sábado (10/8): O risco de precipitação invernal, incluindo grânulos de gelo, chuva congelada ou neve, persiste na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra durante a madrugada.

A geada continuará sendo uma ameaça, principalmente nas regiões mais afastadas de Laguna dos Patos e Lagoa Mirim.

O tempo permanecerá estável, com um leve declínio das temperaturas ao longo do dia.

Domingo (11/8): A geada seguirá ameaçando diversas regiões, incluindo Campanha, Fronteira Oeste, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Região Norte e Missões.

No entanto, na Região Sul, a nebulosidade pode aumentar devido à umidade trazida por um ciclone extratropical no sudoeste do Oceano Atlântico.

Apesar do enfraquecimento do anticiclone migratório, o tempo se manterá estável e as temperaturas continuarão a cair gradativamente entre a tarde e a madrugada de segunda-feira.

Segunda-feira (12/8): O anticiclone migratório volta a se intensificar, aumentando o risco de geada na maioria das regiões, exceto próximas à Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Região dos Vales.

O tempo permanecerá estável, com temperaturas em declínio acentuado ao longo do dia.

Terça-feira (13/8): A configuração atmosférica se repete, com o anticiclone migratório se deslocando em direção ao Oceano Atlântico.

O risco de geada generalizada se mantém, especialmente ao amanhecer, com tempo estável e temperaturas mais amenas à tarde.

Quarta-feira (14/8): O risco de geada diminui na maior parte do estado.

O tempo segue estável, com temperaturas mais amenas durante o dia.

A previsão para toda a semana inclui chuvas de intensidade fraca a moderada, com os maiores acumulados de 10 a 30 mm previstos para o Nordeste do Estado.

Nas regiões Sul, Campanha, Centro e Noroeste, os volumes de chuva devem variar entre 1 mm e 20 mm, enquanto na Fronteira Oeste não há previsão de chuva durante o período.

Além disso, o boletim detalha o impacto das condições climáticas sobre diversas culturas e criações de animais no Estado. Para mais informações, acesse o site da Secretaria da Agricultura em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Compartilhe também no:

Cotriel anuncia construção de nova Unidade em Barros Cassal e ampliação da filial de Tunas

Artigo anterior

Gestores da Cotrisoja avaliam primeiro semestre e avaliam ações da cooperativa

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.